Relatório de Setembro à Outubro de 2010
Pet Saúde :: / :: Relatórios e Cronogramas :: Novo paraíso I
Página 1 de 1
Relatório de Setembro à Outubro de 2010
Relatório de Setembro à Outubro de 2010
As atividades realizadas no período de setembro a outubro de 2010 foram as seguintes:
- Observação dos atendimentos na recepção da USF do Novo Paraíso I, onde foi constatado a necessidade de um Computador para agilizar e promover o acesso dos usuários à saúde e o trabalho da ESF. Dois exemplos dessa necessidade são: a grande procura dos usuários pelo número do prontuário de suas respectivas famílias, que por vezes, acabam se esquecendo e; a importância de ter um meio de comunicação com a Secretaria de Saúde, de busca de informações necessárias para atender as diversas demandas dos usuários, etc.
- Formulação e entrega de questionário referente ao Perfil Epidemiológico que será respondido pelas Agentes Comunitárias de Saúde, a partir de seus conhecimentos da microrregião coberta por elas e da visitas domiciliares que realizam no cotidiano do trabalho.
- Elaboração de um levantamento sobre o papel e as atribuições das ACSs frente a Estratégia de Saúde da Família, perante toda a Equipe de Saúde da Família do bairro Novo Paraíso I.
- Participação no “Ciclo de Debates - Diversidade e Desigualdades Sócio-Raciais: Diferentes Olhares” – 3º Dia: Palestra sobre “Desigualdade Racial e Mercado de Trabalho”, ministrado pelo Professor Willian Silva de Paula (Pró-Reitor de Ensino do IFMT), que abordou a relação da palavra ‘raça’ com ‘negros, sendo conceitos ideológicos carregados, já que ‘ser negro’ no Brasil é ‘ser diferente’. Ele expõe sobre: a trajetória dos jovens negros no Brasil, apontando que nossa sociedade ainda vive sob os efeitos arianos, evolucionistas e racionalistas que pregavam a pureza das raças, tendo como superior a raça branca e tendo como enfraquecedora dessa pureza a miscigenação racial; a educação na escola sobre as desigualdades raciais, explicitando o branqueamento atual das salas de aulas; cenário racial no mercado de trabalho, panorama que sofre pontos marcantes referentes à reestruturação do processo produtivo; cotidiano da população negra; relações raciais na escola e percepções das famílias negras; a escola como reprodutora da discriminação e do preconceito; campo de possibilidades de alunos negros no ensino médio e sua baixa expectativa em relação ao seu futuro; apresentação de pesquisa com ex-alunos da Escola Técnica referentes as desigualdades raciais vivenciadas por eles abordando sua cor, identidade, histórico, cotidiano, discriminações, estereótipos, relações no trabalho, na mídia, grau de instrução, trajetória profissional, redes de relacionamentos, mobilidade social, etc. A segunda palestra desse dia foi sobre “Desigualdades raciais e mídia”, ministrada pelo Jornalista João Negrão que abordou: a comunicação da mídia como instrumento de dominação ideológica e seu conteúdo racial e de classe; o tripé da dominação capitalista – economia, política e ideologia; monopólio da comunicação no Brasil, dominada há anos por grupos familiares que propagam a consciência de classe dominante sobre seus dominados, reproduzem estereótipos negativos sobre os negros e o combate as políticas afirmativas contra as desigualdades raciais; ausência e presença de temáticas raciais nos noticiários, nas novelas, nos diversos programas, nos filmes e no entretenimento como um todo; publicidade seletiva que coloca o negro como fora do padrão branco; etc. 4º Dia: “Gênero e Orientação Sexual”. A Professora Carmem Cinira expos os seguintes pontos nesse último dia de debates: as influências das categorias de gênero, raça em relação ao emprego; a trajetória das mulheres na carreira profissional e suas experiências; a posição da mulher negra no mercado de trabalho, que sofre duplas, tripas discriminações; compreensão da autonomia e diferença das categorias gênero e raça; enfrentamento de barreiras das mulheres negras no mercado e a superioridade raça ariana; trabalhadores negras possuem funções não qualificadas (atividades de execução/produção e de apoio em serviços gerais); estatísticas oficiais no Brasil referentes a cor da população, que são limitados; quadro sinótico sobre a cor nos recenseamento; negação de sua cor pela população brasileira; mecanismos de discriminação na mercado de trabalho; fatores históricos das desigualdades raciais e a sua atual reprodução; concepção de racismo como uma doutrina baseada no conceito de raças humanas que sistemática a superioridade de uma sobre outra, uma ideologia que apregoa a existência de uma hierarquia entre grupos raciais; concepção de preconceito como idéia preconcebida, isto é, um conceito de opinião formada; discriminação institucional (direta e indireta); critérios e processos de seleção de empregos, exigência de ‘boa aparência’ estereotipada e eurocêntrica; Adelina Charuteira e o Abolicionismo; etc. A segunda Palestrante do dia foi a Professora Vera Bertoline que abordou os seguintes pontos: pesquisas com grupos LGBTs; a questão do ‘Nome Social’; conceito de gênero como elemento que se constitui das relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos, conjunto de significados que organizam a vida social, elemento capaz de organizar a dominação e subordinação; significado social e político historicamente atribuído ao gênero; contexto histórico dos movimentos feministas e suas conquistas (delegacias e secretarias especializadas, direito a terra, a igualdade, ao respeito etc.); diversas orientações sexuais (Homem que faz sexo com outro homem – HSH, transsexual, travesti, gay, lésbica, transgênero, dragqueen, bissexual); conceito de orientação sexual (direcionamento de sua afetividade); reconhecimento da diversidade; conceito de homofobia (aversão ao ódio irracional aos homossexuais, pessoas que tem atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo), causa primária da discriminação e violência contra os homossexuais; dados reais da violência homofóbica; pesquisa da UNESCO sobre juventude e sexualidade; diferença entre homossexualismo e homossexualidade (o sufixo ‘ismo’ significa ‘doença’ e o sufixo ‘dade’ significa ‘um modo de ser’); tentativas de superação da homofobia; políticas sociais a favor da homossexualidade, dos direitos dos homossexuais e contra a homofobia; etc.
- Reunião Geral do Pet-Saúde, onde foi apresentada a pesquisa comparativa sobre a saúde dos adolescentes, o modo como deverá ser realizada e a escolha de seus participantes, a partir da aplicação de um questionário contendo mais de 100 perguntas e que passou por um ‘pré-teste’ com os/as alunos/as bolsistas presentes. Será também realizada a aplicação de outro questionário referente a alimentação para as famílias dos adolescentes que serão sorteados.
As atividades realizadas no período de setembro a outubro de 2010 foram as seguintes:
- Observação dos atendimentos na recepção da USF do Novo Paraíso I, onde foi constatado a necessidade de um Computador para agilizar e promover o acesso dos usuários à saúde e o trabalho da ESF. Dois exemplos dessa necessidade são: a grande procura dos usuários pelo número do prontuário de suas respectivas famílias, que por vezes, acabam se esquecendo e; a importância de ter um meio de comunicação com a Secretaria de Saúde, de busca de informações necessárias para atender as diversas demandas dos usuários, etc.
- Formulação e entrega de questionário referente ao Perfil Epidemiológico que será respondido pelas Agentes Comunitárias de Saúde, a partir de seus conhecimentos da microrregião coberta por elas e da visitas domiciliares que realizam no cotidiano do trabalho.
- Elaboração de um levantamento sobre o papel e as atribuições das ACSs frente a Estratégia de Saúde da Família, perante toda a Equipe de Saúde da Família do bairro Novo Paraíso I.
- Participação no “Ciclo de Debates - Diversidade e Desigualdades Sócio-Raciais: Diferentes Olhares” – 3º Dia: Palestra sobre “Desigualdade Racial e Mercado de Trabalho”, ministrado pelo Professor Willian Silva de Paula (Pró-Reitor de Ensino do IFMT), que abordou a relação da palavra ‘raça’ com ‘negros, sendo conceitos ideológicos carregados, já que ‘ser negro’ no Brasil é ‘ser diferente’. Ele expõe sobre: a trajetória dos jovens negros no Brasil, apontando que nossa sociedade ainda vive sob os efeitos arianos, evolucionistas e racionalistas que pregavam a pureza das raças, tendo como superior a raça branca e tendo como enfraquecedora dessa pureza a miscigenação racial; a educação na escola sobre as desigualdades raciais, explicitando o branqueamento atual das salas de aulas; cenário racial no mercado de trabalho, panorama que sofre pontos marcantes referentes à reestruturação do processo produtivo; cotidiano da população negra; relações raciais na escola e percepções das famílias negras; a escola como reprodutora da discriminação e do preconceito; campo de possibilidades de alunos negros no ensino médio e sua baixa expectativa em relação ao seu futuro; apresentação de pesquisa com ex-alunos da Escola Técnica referentes as desigualdades raciais vivenciadas por eles abordando sua cor, identidade, histórico, cotidiano, discriminações, estereótipos, relações no trabalho, na mídia, grau de instrução, trajetória profissional, redes de relacionamentos, mobilidade social, etc. A segunda palestra desse dia foi sobre “Desigualdades raciais e mídia”, ministrada pelo Jornalista João Negrão que abordou: a comunicação da mídia como instrumento de dominação ideológica e seu conteúdo racial e de classe; o tripé da dominação capitalista – economia, política e ideologia; monopólio da comunicação no Brasil, dominada há anos por grupos familiares que propagam a consciência de classe dominante sobre seus dominados, reproduzem estereótipos negativos sobre os negros e o combate as políticas afirmativas contra as desigualdades raciais; ausência e presença de temáticas raciais nos noticiários, nas novelas, nos diversos programas, nos filmes e no entretenimento como um todo; publicidade seletiva que coloca o negro como fora do padrão branco; etc. 4º Dia: “Gênero e Orientação Sexual”. A Professora Carmem Cinira expos os seguintes pontos nesse último dia de debates: as influências das categorias de gênero, raça em relação ao emprego; a trajetória das mulheres na carreira profissional e suas experiências; a posição da mulher negra no mercado de trabalho, que sofre duplas, tripas discriminações; compreensão da autonomia e diferença das categorias gênero e raça; enfrentamento de barreiras das mulheres negras no mercado e a superioridade raça ariana; trabalhadores negras possuem funções não qualificadas (atividades de execução/produção e de apoio em serviços gerais); estatísticas oficiais no Brasil referentes a cor da população, que são limitados; quadro sinótico sobre a cor nos recenseamento; negação de sua cor pela população brasileira; mecanismos de discriminação na mercado de trabalho; fatores históricos das desigualdades raciais e a sua atual reprodução; concepção de racismo como uma doutrina baseada no conceito de raças humanas que sistemática a superioridade de uma sobre outra, uma ideologia que apregoa a existência de uma hierarquia entre grupos raciais; concepção de preconceito como idéia preconcebida, isto é, um conceito de opinião formada; discriminação institucional (direta e indireta); critérios e processos de seleção de empregos, exigência de ‘boa aparência’ estereotipada e eurocêntrica; Adelina Charuteira e o Abolicionismo; etc. A segunda Palestrante do dia foi a Professora Vera Bertoline que abordou os seguintes pontos: pesquisas com grupos LGBTs; a questão do ‘Nome Social’; conceito de gênero como elemento que se constitui das relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos, conjunto de significados que organizam a vida social, elemento capaz de organizar a dominação e subordinação; significado social e político historicamente atribuído ao gênero; contexto histórico dos movimentos feministas e suas conquistas (delegacias e secretarias especializadas, direito a terra, a igualdade, ao respeito etc.); diversas orientações sexuais (Homem que faz sexo com outro homem – HSH, transsexual, travesti, gay, lésbica, transgênero, dragqueen, bissexual); conceito de orientação sexual (direcionamento de sua afetividade); reconhecimento da diversidade; conceito de homofobia (aversão ao ódio irracional aos homossexuais, pessoas que tem atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo sexo), causa primária da discriminação e violência contra os homossexuais; dados reais da violência homofóbica; pesquisa da UNESCO sobre juventude e sexualidade; diferença entre homossexualismo e homossexualidade (o sufixo ‘ismo’ significa ‘doença’ e o sufixo ‘dade’ significa ‘um modo de ser’); tentativas de superação da homofobia; políticas sociais a favor da homossexualidade, dos direitos dos homossexuais e contra a homofobia; etc.
- Reunião Geral do Pet-Saúde, onde foi apresentada a pesquisa comparativa sobre a saúde dos adolescentes, o modo como deverá ser realizada e a escolha de seus participantes, a partir da aplicação de um questionário contendo mais de 100 perguntas e que passou por um ‘pré-teste’ com os/as alunos/as bolsistas presentes. Será também realizada a aplicação de outro questionário referente a alimentação para as famílias dos adolescentes que serão sorteados.
Laudy- Mensagens : 18
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá
Tópicos semelhantes
» Relatório PET setembro-outubro de 2010
» Relatório PET setembro-outubro 2010.
» Relatório PET Saúde Setembro e Outubro 2010
» Relatório de atividades do PET dos meses setembro e outubro – 2010
» relatório setembro-outubro
» Relatório PET setembro-outubro 2010.
» Relatório PET Saúde Setembro e Outubro 2010
» Relatório de atividades do PET dos meses setembro e outubro – 2010
» relatório setembro-outubro
Pet Saúde :: / :: Relatórios e Cronogramas :: Novo paraíso I
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Abr 23, 2012 2:22 am por WeslenPadilha
» Relatório de Atividades PET, no mês de Março de 2012 - Altos da Serra I
Sex Abr 13, 2012 1:21 pm por MARCIO HENRIQUE NARCIZO
» Relatório Março (ultimo)
Sex Abr 13, 2012 7:35 am por adriani cavalcanti
» relatorio mes marco 2012
Ter Abr 10, 2012 7:46 am por Carmen Lucia C. Tanaka
» Relatório anual
Ter Abr 10, 2012 1:04 am por Shisley Amaral
» Relatório referente ao mês de março de 2012
Ter Abr 10, 2012 12:49 am por Shisley Amaral
» Relatório do mês de março 2012
Seg Abr 09, 2012 7:28 am por Zirley
» RELATÓRIO MES DE MARÇO DE 2012
Dom Abr 08, 2012 3:21 am por Thaliéry
» RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO 2012
Qua Abr 04, 2012 8:29 pm por Joseany Luiza