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Mensagem  JOSILENE Qui Fev 24, 2011 2:17 am

Ministério da Saúde
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Departamento de Gestão da Educação na Saúde
Acadêmica de Serviço Social: Josilene Araújo de Almeida
Preceptor: Antonio Carlos
Tutora: Maria Salete Ribeiro
Equipe de Saúde da Família: 1º de Março

Relatório de Atividades - Aluna Bolsista

No decorrer do mês de novembro continuamos acompanhando as atividades cotidianas desenvolvidas pela unidade, atendimentos diários na própria unidade, visita domiciliar.
No que diz respeito ao acolhimento, venho tentando desempenhar está prática de forma mais humanizada, conforme apregoa a PNH e procuro ouvir os usuários de forma mais atenta a fim de identificar suas reais necessidades, buscando esclarecê-las de acordo com os conhecimentos por mim já obtidos, sobre o funcionamento da unidade, dos serviços destas e de outras instituições, me comprometendo em buscar as que ainda não possuo. A pesar disto ser uma prática simples, me empenho nisso, tentando deixar claro para o restante dos profissionais, que o atendimento de qualidade e humanizado é um direito dos usuários, devendo ser um dever de todos os funcionários e não uma prática subjetiva. Já a questão do comprometimento com a resolutividade às demandas dos usuários na unidade, fica mais difícil de ser exercida, tendo em vista que isso necessita do envolvimento e desempenho de todos da equipe, do apoio da Rede de Saúde e Sócio-assistencial. Ademais sabemos que a pesar da Estratégia de Saúde da Família já ser um avanço do SUS, está sofre impacto de corrente da fragilidade das demais políticas setoriais e de interface que afetam a saúde não só em nível local, mas estadual e nacional.
Neste mês, a pedido da equipe, acompanhei visita domiciliar a um idoso, que reside sozinho. Após ouvir o idoso, e relato da agente sobre sua situação, fomos até a casa de um de seus filhos. Em conjunto com a ACS orientamos este sobre a medicação, alimentação e cuidados com higiene do domicilio do pai. Solicitamos que as informações fossem passadas aos demais filhos e nos colocamos a disposição para que a família pudesse obter orientação e esclarecimento sobre a situação do idoso. Na oportunidade orientamos que o mesmo também procurasse a unidade para cuidados com sua saúde, tendo em vista que recentemente havia passado por procedimento cirúrgico no pé.
A agente me relatou que um dos problemas que atinge o bairro é a questão do idoso (a), tanto pela questão econômica como pelos cuidados. O que já havia sido constatado, pois, à sempre busca de informação por parte destes, quanto ao BPC, tem oportunizado ouvi-los sobre suas vidas. Está ainda ressaltou que tanto para estes como para os que têm alguns problemas de saúde mental, a falta de condições para acessar determinados serviços é preocupante. Ainda neste mês nos empenhamos para concluir o perfil epidemiológico. Este instrumento foi entregue por nós na reunião mensal de bolsistas, preceptores e tutores do mês de dezembro, quando tivemos oportunidade de receber informações sobre o Planejamento.
No mês de dezembro continuamos a acompanhar as atividades rotineiras da unidade. Realizamos contatos com instituições a fim de obtermos informações a serem repassadas aos usuários. Bem como solicitamos devolutivas de caso acompanhado pelo CRAS.
Prestamos esclarecimento a uma idosa que reside sobre critérios para obtenção do BPC. Esclarecemos que a mesma apesar de ter idade para requerer o beneficio, possivelmente não seria aprovado em primeiro momento, pois sua renda familiar ultrapassa o requisito de um quarto do salário mínimo, tendo em vista que seu marido recebe o BPC e seus netos e filhas maiores de idade não serem considerados dependentes, apesar de também contarem com a renda do idoso. Todavia orientamos a dar entrada e caso seja indeferido requerer via judicial. Mantivemos contato com o INSS para agendarmos entrega de documentos, porém encontramos dificuldade, pois, o telefone da unidade não faz ligação para o número 135. Não tivemos êxito no agendamento, todavia passamos todas as orientações necessárias, documentação, endereços e horários de atendimento da agência mais próxima.
Como devolutiva à equipe sobre o perfil epidemiológico, tivemos uma reunião que contou também com a participação da nossa tutora Maria Salete. Foram repassadas as principais problemáticas levantadas pelo perfil e acordado que realizaremos um plano de ação em conjunto, em cima dessas problemáticas, para serem desenvolvidas em 2011.
A segunda avaliação bimestral dos bolsistas realizada pelo nosso preceptor foi discutida em conjunto com a tutora. Apesar de terem pontos em que houve discordância, houve consenso de que precisamos de mais discussões em conjunto sobre atividades possíveis de serem por nós realizados e avaliações periódicas entre nós. Além disso, ficou claro nossa dificuldade em realizar trabalhos para a coletividade, tendo em vista que essa não é uma prática sistemática da unidade.
Participamos e ajudamos na organização de uma confraternização de fim de ano da equipe, com o objetivo de descontrair e aproximar mais os funcionários uns dos outros e assim fortalecer o espírito de equipe. Tivemos a oportunidade de agradecer à equipe pelo acolhimento, reconhecendo que nossa colaboração com a unidade é insuficiente diante da possibilidade de aprendizado que as experiências na unidade vêm nos proporcionando.

JOSILENE

Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/05/2010

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