Relatorio Referente ao mês de abril/2011
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Relatorio Referente ao mês de abril/2011
Ministério da Saúde
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Departamento de Gestão da Educação na Saúde
Acadêmico de Enfermagem: Lourival de Oliveira Magalhães
Preceptor: Antonio Carlos
Tutora: Maria Salete Ribeiro
Equipe de Saúde da Família: 1º de Março
Relatório de Atividades - Aluno Bolsista
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Departamento de Gestão da Educação na Saúde
Acadêmico de Enfermagem: Lourival de Oliveira Magalhães
Preceptor: Antonio Carlos
Tutora: Maria Salete Ribeiro
Equipe de Saúde da Família: 1º de Março
Relatório de Atividades - Aluno Bolsista
Participamos da 13º Campanha Nacional Contra Influenza, foi uma atividade de grande importância já que a influenza e responsável por 75% das infecções respiratórias, o publico alvo foram idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 06 meses a 02 anos e gestantes em qualquer período gestacional. A meta de vacinação é de 80% que dá aproximadamente 72. 324 pessoas, isso só em Cuiabá. A campanha ocorreu dentro da normalidade e em ambiente da unidade de saúde, entre os horários de 07h00min as 17h00min. Observei grande adesão por parte dos usuários que lotaram as dependências da unidade.
Também estivemos presente em duas reuniões da equipe, com, bolsistas preceptor e tutora, para tratar de assuntos referentes à:
A) Fichas de cadastramento e acompanhamento do SISVAN
B) Mudanças na estrutura de consultas e agendamentos
C) Avaliação das atividades do plano de ação realizadas ate o momento
O preceptor Antonio Carlos falou inicialmente da necessidade da equipe em ajudá-lo no cadastro do SISVAN, pois o cadastramento leva muito tempo e acaba inviabilizando as consultas. Em relação à mudança na estrutura das consultas. Vale lembrar o efeito inverso que esta ocorrendo na dinâmica das consultas, muitos usuários para conseguir uma consulta medica estão chegando à unidade as 04h00min da manha. Cabe ressaltar que muitos desses usuários já realizam acompanhamento em programas, não necessitando chegar a essa hora. A fim de contribuir para a qualidade e otimização do serviço, ajudamos na elaboração de um fluxo de consultas, sendo que ficou acordado assim:
A) As consultas referentes aos programas irão ser agendadas todos os dias, sem necessidade de condicionamento de horários.
B) A marcação das consultas de livre demanda ira acontecer todas as sextas-feiras
C) Os idosos terão 30% de reservas de vagas, e atendimento preferencial.
D) Os usuários que já realizam acompanhamento por algum programa farão suas consultas por ocasião do atendimento no programa.
Vale lembrar que esse fluxo de atendimento foi elaborado e pactuado com a equipe, e que a sua eficácia precisará do engajamento de todos, principalmente do apoio e compreensão dos usuários. A lógica de atendimento que estava postada fere os princípios do SUS e prejudica a adesão e de certa forma até o vinculo com a comunidade. A mudança ocorrera paulatinamente e passara por uma divulgação na comunidade, tendo sido previsto seu inicio para o mês de junho.
Outro tema tratado foi à avaliação das atividades realizadas do plano de ação até o momento. A tutora Maria Salete discorreu sobre o tema, falou da adesão da equipe e da necessidade do apoio a realização das atividades, e que o sucesso das atividades depende da real participação da unidade, diante da avançada hora a reunião foi encerrada e marcada uma próxima para discussão do tema.
Acompanhei ainda um parto domiciliar. Foi emocionante acompanhar o surgimento de uma nova vida. Vida essa frágil, mas que se mostra tão forte quando há dificuldade no parto. É uma experiência única que fala por si. A usuária em questão estava fazendo o pré-natal na unidade, segundo ela as dores começaram e logo depois começou a sair sangue e a escorrer um liquido pela perna, e só deu tempo para chamar o vizinho que imediatamente foi à unidade nos chamar. Após chegarmos à casa a encontramos no quarto, deitada no colchão e o RN saindo, prestarmos os cuidados básicos e acionamos o SAMU, que nos deu suporte por telefone até que uma unidade chegasse à residência. Cumpre dizer que a mãe e recém nascido estão bem, e já receberam alta hospitalar (vídeo em anexo)
lourival magalhaes- Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/05/2010
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