Pet Saúde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» RELATÓRIO - MÊS DE MARÇO 2012
Relatório anual EmptySeg Abr 23, 2012 2:22 am por WeslenPadilha

» Relatório de Atividades PET, no mês de Março de 2012 - Altos da Serra I
Relatório anual EmptySex Abr 13, 2012 1:21 pm por MARCIO HENRIQUE NARCIZO

» Relatório Março (ultimo)
Relatório anual EmptySex Abr 13, 2012 7:35 am por adriani cavalcanti

» relatorio mes marco 2012
Relatório anual EmptyTer Abr 10, 2012 7:46 am por Carmen Lucia C. Tanaka

» Relatório anual
Relatório anual EmptyTer Abr 10, 2012 1:04 am por Shisley Amaral

» Relatório referente ao mês de março de 2012
Relatório anual EmptyTer Abr 10, 2012 12:49 am por Shisley Amaral

» Relatório do mês de março 2012
Relatório anual EmptySeg Abr 09, 2012 7:28 am por Zirley

» RELATÓRIO MES DE MARÇO DE 2012
Relatório anual EmptyDom Abr 08, 2012 3:21 am por Thaliéry

» RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO 2012
Relatório anual EmptyQua Abr 04, 2012 8:29 pm por Joseany Luiza

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Arquivos

Relatório anual

Ir para baixo

Relatório anual Empty Relatório anual

Mensagem  Shisley Amaral Ter Abr 10, 2012 1:04 am

Universidade Federal de Mato Grosso
PSF – Residencial Coxipó II
Acadêmica – Shisley Gonçalves do Amaral – 5º semestre de Educação Física.
PET-SAÚDE

O Pet-Saúde é um projeto em parceria com o Ministério da Saúde, tendo como objetivo geral, a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema único de Saúde (SUS), caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes de graduação em saúde, de acordo com as necessidades do SUS.

Tendo em vista o objetivo geral, tem os objetivos específicos que são:
- Facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade.
- Institucionalizar as atividades pedagógicas dos profissionais dos serviços de saúde;
- Valorizar estas atividades pedagógicas;
- Promover capacitação docente dos profissionais dos serviços;
- Estimular a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na universidade;
- Incentivar o ingresso de profissionais do serviço na carreira docente.

A unidade de saúde da família do residencial coxipó II esta situada na região sul do Coxipó, na Avenida principal s/n do bairro Residencial Coxipó, sendo uma unidade conjugada com a equipe I.
A unidade possui:
- 4 consultórios
- 2 médicos
- 2 enfermeiras
- 2 consultórios com banheiros
- 1 farmácia (equipe I e II)
- 1 sala de vacina (equipe I e II)
- 2 banheiros para funcionários (equipe I e II)
- 1 copa/cozinha (equipe I e II)
- 2 recepções, sendo uma para cada equipe
- 1 sala de espera
- 2 banheiros públicos
- 1 sala de reunião (equipe I e II)
- 1 sala de curativo/injeção, que funciona também como coleta de materiais do laboratório (sangue, urina, fezes)
- 1 sala de informática
- 1 sala de CME (central de material de esterilização)
- 1 espaço improvisado para aerossol (equipe I e II)
A equipe é composta por:
- 6 ACS (Agentes Comunitárias de Saúde)
- 1 médica
- 1 enfermeira
- 2 técnicas de enfermagem
Além dos integrantes citados acima, a unidade possui o serviço de apoio que consiste:
- 2 vigilantes
- 1 agente administrativo
- 1 técnico de laboratório que no momento foi desligado pela Secretária Municípal de Saúde.

A área atendida pela equipe é dividida em seis micro-áreas sendo os seguintes bairros, Parque Residencial Coxipó, Santa Terezinha e Getúlio Vargas, com a população de 1280 famílias cadastradas.
A área de abrangência da unidade de saúde no Residencial Coxipó II compreende os seguintes bairros: Parque Residencial Coxipó, Santa Terezinha e Getulio Vargas, sendo que o bairro Parque Residencial surgiu de um loteamento e outros dois foram oriundos de ocupação urbana.
Segundo pesquisas, a população predominante de jovens, mas na última década tem elevado o crescimento de pessoas da 3ª idade.
Na nossa área de abrangência existem os seguintes equipamentos comunitários:
a) 02 centros comunitários, no momento inativos
b) 01 creche
c) 01 escola de ensino fundamental
d) 01 CRAS (Centro de Referencia Social)

A renda da população ativa é de 1 a 3 salários minímos sendo que a maioria das pessoas trabalhadoras tem seu emprego na iniciativa privada como supermercados, comércios e empresas de transporte de pessoas.
O funcionamento da unidade de saúde é de segunda a sexta nos seguintes horários:
Período da manhã: 07:00 hs às 11:00 hs
Período da tarde: 13:00 hs às 17:00 hs
O atendimento compreende em:
a) Saúde da mulher
b) Saúde do adulto
c) Saúde da criança/adolescente
d) Saúde do idoso
e) Saúde do homem
f) Trabalhos em educação em saúde
g) Visitas domiciliares
Minhas atividades no PET-Saúde tiveram início em julho de 2011, nesse período eu visitei a unidade, conversei com a preceptora Mara, a qual me informou das atividades realizadas no local, me sugeriu trabalhar com as gestantes, dando palestras e passando alongamentos para as mesmas e também tive o conhecimento do tema a ser trabalhado no artigo. Fui apresentada também as agentes de saúde e toda a aquipe da unidade.
Assim, dei início as minhas atividades que envolveram as palestras sugeridas pela Mara, onde falei da importância da atividade física antes, após e principalmente durante a gestação, para as gestantes que aguardavam atendimento no PSF. Trabalhei também com palestras sobre a importância da atividade física na qualidade de vida para a comunidade que aguardava atendimento.
Elaborei um projeto para trabalhar com o Programa de alongamento e fortalecimento muscular com a comunidade do PSF, encaminhei ele a minha preceptora que aprovou o trabalho, reuni as agentes de saúde para apresentar o projeto e orientá-las a encaminhar a comunidade para o Programa.
No começo do ano, foi dado início ao Programa, que tem suas atividades realizadas na sala de espera do PSF, pois os dois centros comunitários da região estão inativos. Antes de realizar as atividades, falei sobre a importância e o objetivo do Programa, após esse breve esclarecimento, dei início as atividades que são oferecidas da seguinte forma:
1º Alogamento curto
2º Exercícios realizados com alteres, sendo dois exercícios para cada grupo muscular
3º alongamente longo para um relaxamento
Com relação a pesquisas realizadas, estou envolvida no desenvolvimento do artigo Associação da qualidade de sono com os comportamentos de saúde dos adolescentes da Estratégia de Saúde da Família de Cuiabá-MT, junto com a acadêmica Mariana da enfermagem. Para a elaboração deste artigo, nos reunimos para fazer pesquisas e descutir sobre o conteúdo, o título, os objetivos e o seu desenvolvimento.
Com os trabalhos realizados no PET-Saúde, foi possível passar informações sobre a importância da educação física, além da estética e mostrar a comunidade que ela é um fator essencial na qualidade de vida de toda a sociedade e que ela está, mais do que nunca, ligada a saúde.
Por conta das palestras realizadas no PSF, me enteressei mais em pesquisas sobre gestação, atividade física e saúde e atividade física voltada para a 3ª idade, assim ampliando os meus conhecimentos.
A experiência de trabalhar no PSF foi muito interessante, pois tive a oportunidade de trabalhar com pessoas de outras áreas, também da saúde, mas que estão tão distantes da educação física no dia-a-dia e que em outros locais de trabalho, não teria tido a oportunidade.
Agradeço a Professora Christianne por ter dado a oportunidade de ter participado do PET-Saúde e a preceptora Mara, por ter me recebido tão bem, ter me dado toda a atenção necessária e pelas dicas de atividades a serem realizadas.
Agradeço também a toda a equipe do PSF que sempre esteve pronta para me ajudar, em especial a agente de saúde Gisele e a Durvalina, que me ajudaram muito no Programa de alongamento e fortalecimento muscular e também a conseguir novamente o espaço do Comunidade em movimento.

Shisley Amaral

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos