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Relatório de Agosto a Setembro de 2010

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Mensagem  Laudy Dom Set 12, 2010 9:17 am

MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Acadêmica: Laudyana Aparecida Costa e Souza
Tutor Acadêmico: Reinaldo Gaspar Motta
Preceptor: Werley Silva Peres
Unidade Básica de Saúde da Família: Novo Paraíso I
Meses/Ano de Referência: Agosto a Setembro de 2010


RELATÓRIO DE 09 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO DE 2010
Neste breve relatório, 09 de Agosto a 10 de Setembro de 2010, as atividades realizadas foram às seguintes:

• Visitas Domiciliares aos idosos com diabetes e/ou hipertensão para conversão com eles sobre suas ausências nas reuniões dos grupos e nas caminhadas semanais da unidade, por não irem até a unidade para receberem seus remédios, etc. Muitos desses idosos se encontravam sozinhos durantes as visitas, recebendo-nos de modo gentil e simpático e conversando conosco sobre os mais variados assuntos, desde questões relacionadas à saúde, remédios, etc. até questões pessoais envolvendo, por exemplo, relações entre filhos, netos, vizinhos, etc. Outras visitas foram feitas com o objetivo de entregar hipoclorito e, conversar e orientar os moradores sobre sua importância no tratamento da água utilizada para beber consumo humano, desinfectando-a de bactérias, vírus, etc.

• Colhimento de dados da Unidade de Saúde da Família do Bairro Novo Paraíso I, na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, para preencher algumas questões do Perfil Epidemiológico.

• Reunião Geral do PET, que proporcionou uma palestra sobre “As oficinas em dinâmica de grupo”, apresentada pela Professora Mestra Larissa Rézio, que abordou os seguintes tópicos da temática: Primeiros relatos do uso de oficinas como forma de reabilitar sujeitos; oficina utilizada, antigamente, como recurso para a manutenção da ordem; reforma psiquiátrica; nova concepção sobre a finalidade da oficina para a transformação das relações sociais; diferenças entre grupamento e agrupamento; importância da interação social; grupos primários (família) e secundários (escola, igreja, etc.); grupos em saúde como forma de auto-ajuda, psicoterapêutico, etc.; construção de uma proposta de oficina a partir da dinâmica de grupo, suas formas de planejamento, tema, coordenação, dimensão educativa, e potencialidade pedagógica, etc.; operacionalidade do grupo de oficinas, seu pertencimento, cooperação, comunicação, aprendizagem e avaliação final.

• Participação como ouvinte na 4ª Semana de Ressocialização, ocorrida nos dias 26 e 27 de Agosto de 2010, no Hotel Palace Mato Grosso, das 08:00 da manhã as 18:00 horas da tarde. As palestras e os debates desse evento foram divididos em 5 Painéis, são eles: Painel 1 - A importância do Comprometimento das Instituições, Fundações, ONGs, Segmentos Religiosos e Pastorais envolvidos na ressocialização. Este painel teve como mediadora a Presidente da Fundação Nova Chance Neide Mendonça, que inicialmente deu as boas vindas a todos os presentes e apresentou alguns dos serviços oferecidos pela sua instituição, que são, entre outros: a alfabetização até o Ensino Médio dos reeducandos, em alguns casos de Curso Superior a Distância e capacitações e qualificações profissionalizantes, visando o mercado de trabalho; assistência social e psicológica aos reeducandos e seus familiares; promoção de políticas de reinserção social dos reeducandos; recuperação social e psicossomática; etc. A fala da Presidente da FUNAC abordou os seguintes assuntos: a quebra de paradigmas; os 418 reeducandos que foram para o Regime Progressivo Semi-Aberto; 8 reeducandos que receberam/receberão; parceria da FUNAC com UFMT; trabalho de reeducar para diminuir o índice de reincidência dos reeducandos; etc. Em seguida foi iniciado o ciclo de palestras com os seguintes temas e seus respectivos palestrantes: Conselho Penitenciário (Waldemar Rodrigues dos Santos); REPARE (Dr. Marcos Rondon; Pastoral Carcerária (Ivete Sales Nunes) e; Multivida Confecções (Ângela Maria de Sousa); Painel 2 - Perspectiva das Instituições envolvidas na Ressocialização – Programas e Plano do Estado de Mato Grosso. Este painel teve como mediadora a representante da SEJUSP e os seguintes palestrantes: Wilquerson Felizardo Sandes (Secretário Adjunto de Justiça - SEJUSP); Sávio de Brito Costa (Gerência de Educação de Jovens e Adultos/SEDUC); Neide Mendonça Gomes (Presidente da FUNAC); João Batista Pereira Souza (Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional - SINDSSPRIS). Dentre as palestras deste painel, a que mais se destacou foi a do representante do Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional, que apresentou a importância do agente no convívio com o reeducando no Centro de Ressocialização. Segundo ele, os agentes prisionais sofrem pela visão conservadora do Estado que não investe e nem acredita no papel do agente penitenciário para a ressocialização do preso. Ele também falou da visão estigmatizada e preconceituosa que a população possui sobre as relações, o funcionamento, as pessoas que estão presas lá e sobre aquelas que lá trabalham; Painel 3 - Reflexão sobre o papel ressocializador no mundo do preso. Este painel teve como mediadora a Dra. Rosália Maria Andreucci Naves Andrade da FUNAP/SP e os seguintes palestrantes: Verlúcia Moreira Cavalante (Diretora Executiva FUNAP/DF); Ronaldo Monteiro (Centro de Integração – CISC/RJ); Jackson Santos Queiroz (Professor do Centro de Ressocialização de Cuiabá); Vitor Miguel Valência (Reeducando da Penitenciaria Major Eldo de Sá Corrêa). Dentre os palestrantes que se apresentaram, houve-se um destaque maior nas falas de: Ronaldo Monteiro que, além de expor um pouco de sua história antes, durante e depois de sua permanência no presídio, abordou também o Projeto “Uma Chance” que ele mesmo idealizou do Rio de Janeiro e é patrocinado pela Petrobras, tendo como finalidade ser uma incubadora de empreendimentos autônomos dos reeducando; Jackson Queiroz também relata suas experiências antes, durante e depois de ser preso, apontando que devesse investir no reeducando, pois se não o fazem o índice de reincidência só tende a crescer, também fala de sua entrada no Ensino Superior; e Vitor Valência que, atualmente, permanece preso na cidade de Rondonópolis, mas que foi autorizado pelo Juiz da cidade a ir na 4ª Semana de Ressocialização e a de iniciar o ensino superior no curso de Pedagogia da UFMT de Rondonópolis, expõe sobre sua vida durante a prisão e a convivência com os colegas de curso na faculdade; Painel 4 - Boas práticas das ações de cidadania e ressocialização em MT – possibilidade e compromisso. Este painel teve como mediadora Fátima Silva Rezende, representante da SEDUC e os seguintes palestrantes: Dilton Freitas (Diretor do Centro de Ressocialização de Cuiabá - CRC); Fabiana Soares (Penitênciaria Feminia Ana Maria Couto ‘MAY’); Selma de Lourdes Rotta (Diretora da Escola Estadual Nova Chance); Jacques da Cunha (Tenente Coronel da PM e Coordenador do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência); Nivaldo José de Arruda (Major da PM e Coordenador do Programa ‘Rede Cidadã’); Lenice Santos (representante do Sistema Sócioeducativo); Cláudia Carvalho (Centro de Referência do Combate a Homofobia). Neste painel os palestrantes falaram sobre os serviços oferecidos pelos órgãos, instituições, ONGs que representaram que buscaram os seguintes objetivos: PROERD – capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem as drogas e a violência através de um caráter ostensivo educacional em relação a vida; Centro de Referência em Direitos Humanos – LGBT, que procura enfrentar a violência e a discriminação contra homossexuais e a promoção da cidadania LGBT por meio da equiparação de direitos, respeitando a especificidade de cada um; Diretor do Centro de Ressocialização apontou que a sociedade não aceita os reeducandos, já que possui uma cultura antiga e preconceituosa dos funcionário do presídio, e também fala das atividades realizadas no CRC que são evangelização, ensino básico ao ensino superior, cursos profissionalizantes dados pelo SENAI, etc; Rede Cidadã como uma política de segurança pública, que faz, entre outros, visitas domiciliares com policiais, pedagogos, assistentes sociais, etc; Sistema Socioeducativo Estadual como um trabalho pedagógico adverti e responsabiliza o adolescente após sua infração; Apresentação da pesquisa ‘Adolescente em conflito com a lei: Processo Jurídico na percepção materna’; Conselho Estadual de Educação e a Associação de Vitimas de Violência; Painel 5 - Perspectiva para Mato Grosso: Multiplicidade de olhares frente a inclusão social. Este painel teve como mediador José Chaves (Tenente Coronel da PM e Superintendente de Gestão Penitenciária) e palestrantes os seguintes: Maria Erotides (Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Várzea Grande), que abordou o tema ‘O papel do judiciário na Execução Penal’ e “O papel do Ministério Público”; Marcos Rondon (Defensor Público), que apresentou o tema “O papel da Defensoria Pública”; e Betsey de Miranda (Comissão de Direitos Humanos), que falou sobre “O papel dos Direitos Humanos”.

• Participação como ouvinte no evento “Ciclo de Debates – Diversidade e Desigualdades Sócio-Raciais” promovido pelo grupo “Conexões do Saberes” da UFMT. Este evento teve como temáticas e palestrantes do primeiro encontro no dia 28 de Agosto, os seguintes: “Diversidade e Desigualdade na Escola”, apresentada pela Professora Cândida Costa, que abordou a Classificação e Identificação da população brasileira, as categorias oficiais, políticas e sociais de cor, conceitos básicos de preconceito, racismo, discriminação e estereótipo, a diversidade humanas versus a concepção de raças, dimensão biológica e social de raças, construção da sociedade brasileira racista, contextualização histórica sobre o inicio do racismo e da discriminação racial no Brasil, etc.; e “A percepção da Discriminação Racial pelas lentes de Famílias Negras e Brancas em Cuiabá/MT”, apresentada pela Professora Márcia Gomes, que abordou os resultados da pesquisa feita sobre as relações raciais no âmbito escolar do ensino fundamental em duas escolas municipais, focalizando especialmente a concepção das famílias negras e brancas em relação as discriminações raciais que se desenvolvem no convívio escolar.

Laudy

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