Pet Saúde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» RELATÓRIO - MÊS DE MARÇO 2012
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptySeg Abr 23, 2012 2:22 am por WeslenPadilha

» Relatório de Atividades PET, no mês de Março de 2012 - Altos da Serra I
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptySex Abr 13, 2012 1:21 pm por MARCIO HENRIQUE NARCIZO

» Relatório Março (ultimo)
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptySex Abr 13, 2012 7:35 am por adriani cavalcanti

» relatorio mes marco 2012
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptyTer Abr 10, 2012 7:46 am por Carmen Lucia C. Tanaka

» Relatório anual
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptyTer Abr 10, 2012 1:04 am por Shisley Amaral

» Relatório referente ao mês de março de 2012
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptyTer Abr 10, 2012 12:49 am por Shisley Amaral

» Relatório do mês de março 2012
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptySeg Abr 09, 2012 7:28 am por Zirley

» RELATÓRIO MES DE MARÇO DE 2012
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptyDom Abr 08, 2012 3:21 am por Thaliéry

» RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO 2012
RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  EmptyQua Abr 04, 2012 8:29 pm por Joseany Luiza

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
Arquivos

RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010

Ir para baixo

RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010  Empty RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010

Mensagem  Joseany Luiza Dom Nov 21, 2010 8:23 am

BREVE RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO 2010 - ALUNA BOLSISTA

No primeiro momento, fomos apresentadas pela preceptora Drª. Fabrícia a estrutura física e humana da Unidade de Saúde do Pedregal/Setor I, com tudo, a equipe de Saúde da Família dessa unidade nos recebeu bem.
Logo, reunimos com as Preceptoras Drª. Fabrícia e a Enfermeira Beth para conhecer a funcionalidade do PSF e os projetos em andamento. Nesse sentido, conhecemos o projeto para trabalhar a creche comunitária do bairro Pedregal, que tem como objetivo qualificar recursos humanos e a buscar recursos para melhorar a estrutura física do local. Desse modo, participamos junto a Preceptora Beth e as suas bolsistas e as ACS, a um evento realizado na creche para comemorar o dia das Crianças. Nessa mesma ocasião, pudemos conhecer de perto a realidade precária dessa instituição, pois, a mesma não recebe ajuda do poder público e mantém a sua funcionalidade apenas com a ajuda da comunidade que usa dos seus serviços, constatando assim, a necessidade de um trabalho nesse cenário.
Ainda sobre a creche, realizamos em outro momento uma 2ª visita, visando registrar através de fotos as deficiências da estrutura física do local para anexar ao projeto e com isso planejar ações para contribuir com essa demanda.
Participamos também, de reuniões com a Preceptora Drº Fabrícia para planejar ações para construção do perfil epidemiológico da comunidade da área de abrangência do setor I do PSF do bairro, a qual, ficou constatado segundo a Drª. que as ACS não possuíam em seus documentos informação atualizada e suficiente para responder o questionário, sobre os usurários da unidade. Em função disso, decidiu-se por buscar as informações in-loco junto com as ACS, por entender, a importância da fidedignidade das informações, muito embora estava sendo feito pelas bolsistas que já estavam integrada na unidade, um levantamento no SIAB.
Neste sentido, foi feito novo instrumento de pesquisa sintetizado, com as mesma informações do questionário original para realizar a coleta de dados. Assim, foi realizado a coleta de algumas micro-áreas que por motivo de cronograma/tempo foi interrompido. Desse modo após uma reunião entre Tutora, Preceptoras , Bolsista e Voluntaria, decidiu-se que para atender o prazo estipulado para entrega dos resultados do perfil epidemiológico, instaurou-se a continuidade da coleta de dados através do SIAB.
Realizamos também nesse período, algumas atividade no âmbito de conhecer a rotina e a funcionalidade de alguns setores do PSF, como acompanhar o acolhimento dos usuários na recepção, sala de espera, enfermagem , farmácia e sala de vacina.
Diante de tudo isso, no decorrer de nossa presença na unidade percebemos conflitos de relacionamento entre a equipe. Esses conflitos se materializa na falta de estratégias de funcionalidade do PSF e problemas de comunicação, gerando insatisfação dos técnicos e auxiliares e principalmente das ACS, entre outros. Como consequência, está refletindo no atendimento aos usuários. Nesta direção, percebe-se também, a resistência dos Agentes Comunitários ao PET Saúde, pois as mesmas dizem que não conhecem o programa.
Ciente dessa realidade, está programada uma reunião com a equipe do PSF do bairro Pedregal/Setor I, com a presença das Tutoras Profª. Amélia e a Tutora Convidada Profª. Maria Salete, para apresentar a essa demanda as atribuições do PET Saúde e mostrar a importância da intervenção das acadêmicas nesse cenário e com isso responder as dúvidas da equipe.
E por fim, vale ressaltar que a ação do profissional da Saúde da Família é um importante instrumento de inclusão social além de ser um exercício de acolhimento e empenho no diálogo entre equipe e usuários, priorizando o individuo e seus familiares e acima de tudo oferecer qualidade de vida a comunidade. Com isso, o PSF tem como um de seus objetivos oferecer respostas concretas às necessidades de saúde da comunidade e não apenas oferecer ações paliativas e deve assim gerar satisfação do cidadão com os serviços oferecidos na USF.
[justify]

Joseany Luiza

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2010