Pet Saúde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» RELATÓRIO - MÊS DE MARÇO 2012
Relatório Referente a Março EmptySeg Abr 23, 2012 2:22 am por WeslenPadilha

» Relatório de Atividades PET, no mês de Março de 2012 - Altos da Serra I
Relatório Referente a Março EmptySex Abr 13, 2012 1:21 pm por MARCIO HENRIQUE NARCIZO

» Relatório Março (ultimo)
Relatório Referente a Março EmptySex Abr 13, 2012 7:35 am por adriani cavalcanti

» relatorio mes marco 2012
Relatório Referente a Março EmptyTer Abr 10, 2012 7:46 am por Carmen Lucia C. Tanaka

» Relatório anual
Relatório Referente a Março EmptyTer Abr 10, 2012 1:04 am por Shisley Amaral

» Relatório referente ao mês de março de 2012
Relatório Referente a Março EmptyTer Abr 10, 2012 12:49 am por Shisley Amaral

» Relatório do mês de março 2012
Relatório Referente a Março EmptySeg Abr 09, 2012 7:28 am por Zirley

» RELATÓRIO MES DE MARÇO DE 2012
Relatório Referente a Março EmptyDom Abr 08, 2012 3:21 am por Thaliéry

» RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO 2012
Relatório Referente a Março EmptyQua Abr 04, 2012 8:29 pm por Joseany Luiza

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Arquivos

Relatório Referente a Março

Ir para baixo

Relatório Referente a Março Empty Relatório Referente a Março

Mensagem  lourival magalhaes Seg Abr 25, 2011 4:01 am

Ministério da Saúde
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Departamento de Gestão da Educação na Saúde
Acadêmico de Enfermagem: Lourival de Oliveira Magalhães
Preceptor: Antonio Carlos
Tutora: Maria Salete Ribeiro
Equipe de Saúde da Família: 1º de Março

Relatório de Atividades - Aluno Bolsista

A busca de um resultado com êxito para o nosso trabalho na comunidade do Primeiro de Março tem demonstrado ao longo do tempo uma necessidade maior de aproximação e ate mesmo de convivência, sobretudo na comunidade jovem e em formação escolar. Dados do perfil epidemiológico apontam que os adolescentes da faixa etária de 10 a 19 anos, que permeia cerca de um terço da população do bairro não realizam nenhum tipo de atividade especifica de Promoção a Saúde. Afim de estabelecer uma parceria com a escola, e de contribuir para uma maior aproximação dos adolescentes, uma vez que eles dificilmente freqüentam a unidade de saúde da família, realizamos a construção de um plano de ação com atividades voltadas para essa faixa etária. O planejamento bem como a pactuação das atividades contou com a participação da USF, escola DIVA HUGUENEY e bolsistas do PET-SAÚDE.
O primeiro evento realizado foi sugerido pela escola DIVA HUGUENEY, denominado de Dia do Profissional, segundo o coordenador da escola Jose Ferreira a instituição bem como toda sua esfera organizacional não oferece informações nem dispositivos para que os alunos possam escolher uma profissão. Então a fim levar a informação, sensibilizar e propiciar o debate com os/as adolescentes em torno de temas relevantes para sua saúde e outros referentes aos seus direitos e a formação profissional, realizamos a mobilização de especialistas colaboradores para proferir palestras e/ou oficinas. O primeiro tema abordou as seguintes vertentes:
a) Cidadania
b) Dignidade da Pessoa Humana;
c) Advocacia e sua importância para a vida em sociedade;
d) Curso de Direito em Cuiabá;
e) Importância de se conhecer a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

A atividade foi realizada no dia 04/06 em ambiente escolar para alunos do 3º ano e contou com apoio do coordenador Jose ferreira e do Mediador Lourival Magalhães. A atividade foi ministrada pelo advogado e professor universitário Julio Cesar Lima de Castro e durou em media uma hora, e teve boa aceitação por parte dos alunos. Notou-se que os mesmos, diante dos temas tratados, demonstraram grande interesse tendo sido feitas inúmeras indagações sobre os tópicos discutidos. Os questionamentos e as perguntas feitos foram sobre as possíveis penalidades contra o buling, e sobre os motivos que levam as pessoas a abandonarem as suas profissões. As perguntas foram respondidas a termo, em relação ao buling o palestrante disse que não há essa tipificação no código civil, mais a ofensa a dignidade da pessoa humana configura crime, em relação ao abandono profissional o palestrante disse ser por diferentes fatores entre eles a formação inadequada, desilusão profissional, e decepção, que pelas respostas se sentiram satisfeitos. Cumpre observar que o palestrante, discorreu sobre os temas numa linguagem acessível aos alunos para que os mesmos pudessem compreendê-lo. Ante o feito, acredito ter sido proveitoso o evento, pois as informações trouxeram a luz do conhecimento juvenil assuntos relevantes para formação escolar e cidadã.
O segundo evento foi sobre o tema DST/AIDS e Sexualidade ministrada no dia 06/04, participou dessa atividade alunos/as do ensino médio, sendo previsto abordar alguns aspectos como:
a) Promoção a saúde
b) Prevenção
c) Tratamento
d) Fatores de risco
A Enfermeira Linei Maria Araujo do HOSPITAL UNIVERSITARIO JULIO MULHER e do SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA da Secretaria Municipal de Saúde e a Servidora Leire Maria Rodrigues do SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA e do CENTRO DE ESPECIALIDADES MEDICAS ministraram a palestra. A bolsista Josilene Araujo foi quem acompanhou a atividade.
No que tange a pesquisa dos adolescentes cabe ressaltar o interesse e a dedicação dos agentes comunitários Doralice, Valdinéia, Lica, Sergio, e da bolsista Josilene Araujo que não mediram esforços para acompanhar as visitas.


lourival magalhaes

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos