Relatório mensal/ Agosto
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Relatório mensal/ Agosto
No presente mês, iniciamos a coleta de dados para traçar o perfil epidemiológico do Bairro Dr° Fábio I, com o auxílio dos Agentes Comunitários (ACs) e do Preceptor (Fernando).
Neste primeiro momento, procuramos responder os dados que se encontravam disponíveis no consolidado do SIAB e para alguns dados, como N° de pacientes que tiveram diarréia e fizeram uso de TRO, utilizamos a ficha do SSA2. Verificamos que muitos dados só serão obtidos através da ficha A e da ficha B, para que não tenhamos uma superestimativa de gestantes, por exemplo, pois após a 34ª semana gestacional passam a frequentar a unidade semanalmente; alguns dados serão obtidos somente através de visitas domiciliares, prontuários e visitas nas creches presentes no bairro. Vale ressaltar que os dados colhidos se referem aos 6 primeiros meses do ano de 2010.
Realizamos também uma vistoria pelas ruas do bairro afim de observar o número de luminárias, a presença ou não de lombadas, semáforos entre outros itens pedidos na atividade. Entretanto, devido a dimensão do Dr° Fábio I escolheremos apenas uma das ruas para coletar essas informações e acreditamos também que as demais ruas são semelhantes à escolhida pelos acadêmicos. Pois, apenas nas ruas onde há linha de ônibus é que existe asfaltamento e calçadas.
Além disso, estamos encontrando dificuldades para responder algumas perguntas pelo fato de que que existem 2 microáreas descobertas e por conta disso muitos dados serão estimados. Outra dificuldade encontrada é em relação aos dados desatualizados que encontram-se na ficha A.
Contudo, observamos a importância da atividade proposta pelo simples fato de que através dos resultados obtidos poderemos traçar planos de ação para a melhoria da qualidade de vida da população, utilizando-se dos dados como um instrumento de auxílio no trabalho dos profissionais da uinidade. Haja visto, que embora estejam presentes diariamente na unidade, muitos não tenham a dimensão real dos problemas vivenciados pela comunidade.
Neste primeiro momento, procuramos responder os dados que se encontravam disponíveis no consolidado do SIAB e para alguns dados, como N° de pacientes que tiveram diarréia e fizeram uso de TRO, utilizamos a ficha do SSA2. Verificamos que muitos dados só serão obtidos através da ficha A e da ficha B, para que não tenhamos uma superestimativa de gestantes, por exemplo, pois após a 34ª semana gestacional passam a frequentar a unidade semanalmente; alguns dados serão obtidos somente através de visitas domiciliares, prontuários e visitas nas creches presentes no bairro. Vale ressaltar que os dados colhidos se referem aos 6 primeiros meses do ano de 2010.
Realizamos também uma vistoria pelas ruas do bairro afim de observar o número de luminárias, a presença ou não de lombadas, semáforos entre outros itens pedidos na atividade. Entretanto, devido a dimensão do Dr° Fábio I escolheremos apenas uma das ruas para coletar essas informações e acreditamos também que as demais ruas são semelhantes à escolhida pelos acadêmicos. Pois, apenas nas ruas onde há linha de ônibus é que existe asfaltamento e calçadas.
Além disso, estamos encontrando dificuldades para responder algumas perguntas pelo fato de que que existem 2 microáreas descobertas e por conta disso muitos dados serão estimados. Outra dificuldade encontrada é em relação aos dados desatualizados que encontram-se na ficha A.
Contudo, observamos a importância da atividade proposta pelo simples fato de que através dos resultados obtidos poderemos traçar planos de ação para a melhoria da qualidade de vida da população, utilizando-se dos dados como um instrumento de auxílio no trabalho dos profissionais da uinidade. Haja visto, que embora estejam presentes diariamente na unidade, muitos não tenham a dimensão real dos problemas vivenciados pela comunidade.
Luciana- Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/05/2010
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