Relatório Referente à Setembro de 2010
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Relatório Referente à Setembro de 2010
PET/SAUDE CUIÁBA – ESF 1º DE MARÇO
RELATÓRIO REFERENTE À SETEMBRO 2010
ALUNO BOLSISTA - LOURIVAL DE O. MAGALHÃES
06/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Acompanhamos as técnicas de enfermagem na realização de pré consultas. Mesmo tendo acordado com a equipe que mudaríamos a dinâmica das pré consultas, nota-se ainda, grande resistência por parte de alguns profissionais e usuários. Vale lembrar que a pré consulta é um momento precioso para estabelecer vínculo com o usuário, e não pode ser resumida apenas e tão simplesmente a aferição dos sinais vitais.
13/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Realizamos pré consultas.
Cabe registrar um fato lamentável ocorrido na unidade de saúde. Estávamos realizando as pré consultas, quando uma colega da unidade entrou na sala e disse “hei aqui não e lugar de atender esse povo, vai atender em outro lugar, a médica já esta chegando e vai precisar da sala, aqui não é lugar de estagiário, ainda mais de enfermagem, aqui é consultório médico e você não é medico se não pode ficar aqui, vai fazer esse negócio na farmácia.” Esta entre outras situações mostram a necessidade urgente de um trabalho sobre o PET/SAÚDE com toda a equipe da unidade. Pauta já agendada pela Tutora para o dia 15/10/2010.
20/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Acompanhamos a médica na realização de consultas às gestantes. Foi importante porque pudemos compreender o processo de trabalho. Posteriormente essa compreensão ajudara na relação e correlação entre o micro- sistema que envolve a unidade quais sejam: os/as agentes comunitários, recepção, pré-consultas, consultas de enfermagem, entre outros.
Na parte da tarde realizamos visita domiciliar com a agente de saúde LIKA, o problema que requereu a visita foi um déficit de mobilidade da usuária, causado por uma cirurgia no tornozelo, realizamos curativos, e aferição de sinais vitais.
27/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Acompanhamos a realização de consultas médicas de hipertensos e diabéticos. Após as consultas conversamos sobre alguns aspectos que podem ser usados para aumentar a adesão ao programa Hiperdia. Atualmente o tratamento e realizado sobre duas formas, uma oriunda de demanda espontânea a outra por meio de consultas agendadas. Também realizamos um estudo de caso, com um usuário portador de hipertensão e diabetes, que mesmo aderido ao tratamento, seus sinais e sintomas se mostram descompensados, posteriormente fizemos educação em saúde e, encaminhamo-lo para o cardiologista. A médica relatou que muitas vezes a enorme quantidade de usuários para ser atendida, acaba diminuindo o tempo para assegurar a qualidade desses atendimentos. Esta reflexão foi importante por que além de compreender como se dá uma consulta médica, foi possível conhecer como é a abordagem do médico com os usuários que tem essa patologia.
04/10/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Realizamos dispensação e orientação sobre o uso correto de medicamentos. Constatamos que mesmos sendo feita a orientação médica sobre o uso correto da medicação, muitos usuários ainda desconhecem a maneira certa de utilizá-lo. Outro fato que causou surpresa e que como não havia atendimento médico nesse dia foi que conseqüentemente diminuiu a procura por parte de usuário e na unidade, alguns profissionais, aproveitaram para fazer coisas um tanto DIFERENTES para o local, por exemplo: jogo de cartas, de bozó, tricô, e bordados. No período da tarde realizamos visita domiciliar a uma usuária idosa que acabara de receber alta, internação decorrente de uma queda no domicilio. Essa situação mostra que não só os usuários centralizam a atenção a saúde na figura do médico como também os trabalhadores a reforçam
RELATÓRIO REFERENTE À SETEMBRO 2010
ALUNO BOLSISTA - LOURIVAL DE O. MAGALHÃES
06/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Acompanhamos as técnicas de enfermagem na realização de pré consultas. Mesmo tendo acordado com a equipe que mudaríamos a dinâmica das pré consultas, nota-se ainda, grande resistência por parte de alguns profissionais e usuários. Vale lembrar que a pré consulta é um momento precioso para estabelecer vínculo com o usuário, e não pode ser resumida apenas e tão simplesmente a aferição dos sinais vitais.
13/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Realizamos pré consultas.
Cabe registrar um fato lamentável ocorrido na unidade de saúde. Estávamos realizando as pré consultas, quando uma colega da unidade entrou na sala e disse “hei aqui não e lugar de atender esse povo, vai atender em outro lugar, a médica já esta chegando e vai precisar da sala, aqui não é lugar de estagiário, ainda mais de enfermagem, aqui é consultório médico e você não é medico se não pode ficar aqui, vai fazer esse negócio na farmácia.” Esta entre outras situações mostram a necessidade urgente de um trabalho sobre o PET/SAÚDE com toda a equipe da unidade. Pauta já agendada pela Tutora para o dia 15/10/2010.
20/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Acompanhamos a médica na realização de consultas às gestantes. Foi importante porque pudemos compreender o processo de trabalho. Posteriormente essa compreensão ajudara na relação e correlação entre o micro- sistema que envolve a unidade quais sejam: os/as agentes comunitários, recepção, pré-consultas, consultas de enfermagem, entre outros.
Na parte da tarde realizamos visita domiciliar com a agente de saúde LIKA, o problema que requereu a visita foi um déficit de mobilidade da usuária, causado por uma cirurgia no tornozelo, realizamos curativos, e aferição de sinais vitais.
27/09/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Acompanhamos a realização de consultas médicas de hipertensos e diabéticos. Após as consultas conversamos sobre alguns aspectos que podem ser usados para aumentar a adesão ao programa Hiperdia. Atualmente o tratamento e realizado sobre duas formas, uma oriunda de demanda espontânea a outra por meio de consultas agendadas. Também realizamos um estudo de caso, com um usuário portador de hipertensão e diabetes, que mesmo aderido ao tratamento, seus sinais e sintomas se mostram descompensados, posteriormente fizemos educação em saúde e, encaminhamo-lo para o cardiologista. A médica relatou que muitas vezes a enorme quantidade de usuários para ser atendida, acaba diminuindo o tempo para assegurar a qualidade desses atendimentos. Esta reflexão foi importante por que além de compreender como se dá uma consulta médica, foi possível conhecer como é a abordagem do médico com os usuários que tem essa patologia.
04/10/2010 – 07h00min as 11h00min
13h00min as 17h00min
Realizamos dispensação e orientação sobre o uso correto de medicamentos. Constatamos que mesmos sendo feita a orientação médica sobre o uso correto da medicação, muitos usuários ainda desconhecem a maneira certa de utilizá-lo. Outro fato que causou surpresa e que como não havia atendimento médico nesse dia foi que conseqüentemente diminuiu a procura por parte de usuário e na unidade, alguns profissionais, aproveitaram para fazer coisas um tanto DIFERENTES para o local, por exemplo: jogo de cartas, de bozó, tricô, e bordados. No período da tarde realizamos visita domiciliar a uma usuária idosa que acabara de receber alta, internação decorrente de uma queda no domicilio. Essa situação mostra que não só os usuários centralizam a atenção a saúde na figura do médico como também os trabalhadores a reforçam
lourival magalhaes- Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/05/2010
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