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Mensagem  lourival magalhaes Seg Ago 08, 2011 3:06 am

Ministério da Saúde /Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Universidade Federal de Mato Grosso / Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá
Acadêmico de Enfermagem: Lourival de Oliveira Magalhães
Preceptor: Antonio Carlos
Tutora: Maria Salete Ribeiro
Equipe de Saúde da Família: 1º de Março

Relatório de Atividades/ Junho de 2011 - Aluno Bolsista
No mês em curso, com o intuito de dar segmento às ações planejadas com a Equipe da ESF, realizamos três atividades na escola estadual DIVA HUGUNEY.
A primeira, para professores, coordenadores e funcionários da escola DIVA HUGUENEY, no espaço chamado “sala do educador”, segundo a coordenadora da sala do educador a professora ANELIZE CASTEDO FRANÇA, a sala do educador é um projeto criado pela SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-SEDUC, e que tem a missão de fomentar a educação continuada nas escolas. O Professor JOSE REINALDO, do HOSPITAL UNIVERSITARIO JULIO MULHER, foi quem proferiu a palestra sobre o tema Álcool e Drogas, abordando os seguintes aspectos:
a) Políticas antidrogas
b) Epidemiologia
c) Prevenção
d) Tratamento, recuperação e reinserção social
e) Redução dos danos sociais e da saúde
f) Repressão
g) Fatores sociais, culturais e genéticos.
O palestrante iniciou falando da relevância de se discutir esse assunto na sociedade e principalmente em ambiente escolar, pois segundo ele a escola tem o papel de destaque na formação intelectual e, sobretudo no caráter do individuo.
Em seguida falou dos dados epidemiológicos no Brasil, que o início do consumo situa-se entre 10 a 14 anos e que em média 88,25% dessa população fizeram uso na vida de sustâncias psicoativas. Comentou sobre os três grandes eixos da política nacional antidrogas do Ministério da Saúde, que são a abstinência, a redução de danos e a diminuição da oferta. No eixo prevenção/abstinência foi dado maior enfoque, pois segundo o palestrante é nessa linha que os custos são menores, e os resultados e a eficácia são maiores. O palestrante também discorreu sobre a dificuldade da recuperação e a reinserção do individuo na sociedade, na família, e dos estigmas e preconceitos, associando o usuário à criminalidade, a práticas anti-sociais e a doenças.
Na abertura do debate houve diversas perguntas e questionamentos acerca do tema, uma pergunta que chamou atenção foi a da professora Cirley Maria Silva. “Pergunta: o que leva um adolescente a consumir drogas? por que é tão difícil o tratamento, o combate? como nós professores podemos ajudar um aluno a evitar o uso?”.
O palestrante agradeceu a pergunta e respondeu a termo, em relação à entrada dos adolescentes nas drogas, ressaltou que ocorre por inúmeros fatores entre os mais comuns estão, a satisfação e curiosidade a respeito dos efeitos das drogas, necessidade de participação e reafirmação em um grupo social, vulnerabilidade pessoal, origens familiares desorganizadas, pressões sociais, em relação à dificuldade do tratamento, bem como o combate as drogas, disse não existir apenas uma saída, haja vista que os adolescentes ingressam por inúmeros fatores e que o combate passa por diversos níveis de complexidade, e que depende da atuação de vários órgãos entre eles a, Secretaria Nacional Antidrogas, Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Educação Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Justiça, Ministério da Ciência e Tecnologia, sociedade geral organizada, família e o próprio drogadito. Sobre a comunidade escolar e a atuação dos professores frente a esse problema, reforçou o papel de destaque da instituição na prevenção e no elo com os pais, já que é na escola que o aluno permanece por grande período de tempo, mas que a maior contribuição dos professores é a orientação dos adolescentes, o palestrante ainda deu algumas dicas para identificar possíveis comportamentos de riscos como, mudança abrupta no comportamento, mudança no modo de se vestir, e na rede de amizades.
Relatório Mensal Foto1bg.thFigura 1: Drº Jose Reinaldo Mostrando os dados Epidemiológicos do consumo de drogas no Brasil


Relatório Mensal Foto3qg.th]Figura 2: Drº Jose Reinaldo respondendo a perguntas Relatório Mensal Foto2ag.th]Figura 3: Foto dos participantes

A segunda atividade, também para professores, coordenadores e funcionários da escola DIVA HUGUENEY, no espaço chamado “sala do educador”, O tema tratado desta feita foi o de Hipertensão, Diabetes e Hábitos Alimentares. O cardiologista JARBAS FERRARE, professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, foi o palestrante e discorreu sobre os seguintes temas:
a) Prevenção/Pratica de hábitos saudáveis
b) Tratamentos
c) Riscos, agravos e complicações dessas doenças crônicas
d) Mortalidade
O professor Jarbas, inicialmente transcorreu sobre alguns dados referentes a essas doenças, falou que hoje essas doenças são um grave problema de saúde pública, no caso da hipertensão cerca de 35% da população acima de 40 anos é acometida, já a diabetes melitus mata cerca de 400 mil brasileiro por ano, e que os gastos unidos hoje com essas doenças ultrapassam os 2 bilhões por ano.
Posteriormente o palestrante falou dos comportamentos de risco para se desenvolver essas patologias (consumo de bebida alcoólica exagerado, fatores genéticos, excesso de peso, excesso de sal na alimentação, stress, vida sedentária), também elencou as boas práticas para diminuir os riscos para o desenvolvimento dessas doenças (bons hábitos alimentares, evitar o consumo de doces, bolos, leite condensado, chocolate e biscoitos não dietéticos, carnes salgadas, toucinho, frituras, bebidas alcoólicas, refrigerantes comuns). Referiu ainda que a origem dessas doenças é na maioria das vezes proveniente de uma má alimentação, e que o estar com saúde hoje, é uma construção continua e que tem início na juventude. Relatou ainda sobre a mudança de paradigmas em relação à alimentação. Acreditava-se que há alguns anos atrás a manteiga e seus derivados faziam mal por liberarem gorduras saturadas, e que atualmente os estudos apontam que a manteiga e mais saudável que a margarina. Comentou ainda sobre o fato de o Brasil ser um país em que a obesidade aumentou consideravelmente nos últimos anos.
Relatório Mensal Foto4aq.thFigura 4: Palestrante transcorrendo sobre o tema
Relatório Mensal Foto5as.thFigura 5: foto dos participantes
Relatório Mensal Foto6ls.thFigura 6: Foto da apresentação
De acordo com as avaliações de 41 participantes, 94% disseram que as atividades atenderam as expectativas, e 5,2% disseram que não, 68% disseram que o tempo, forma e dinâmica foram adequadas, já 31,6% disseram que não foi adequada, e quando perguntado qual o motivo ou a causa 31% disseram que o tempo foi insuficiente, 92% disseram que conseguiram identificar a relação com a área da saúde, já 7,9% não conseguiram achar a relação. Com relação às sugestões para realização de próximas atividades, 52% disseram que gostariam de saber mais sobre assuntos relacionados ao comportamento como: transtornos mentais, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e hiperatividade, já 13,1% gostariam de saber sobre hipertensão, e 13,1% gostariam de saber sobre DST/AIDS e sexualidade, e 10,5% querem saber sobre obesidade, os outros 11,3 gostariam de saber sobre os mais diversos assuntos.

A terceira atividade foi para estudantes do 3º ano do ensino médio da escola DIVA, e foi referente ao “dia do profissional” e teve a participação do médico MARCELO SOUZA da unidade de saúde do João Bosco Pinheiro.
Inicialmente o Dr. Marcelo falou sobre a profissão médica, das possibilidades, das especialidades médicas, das áreas de conhecimento necessárias para a construção da profissão médica, em seguida falou das faculdades de medicina existente em Cuiabá. A atividade durou em média uma hora, e teve boa aceitação por parte dos alunos. Notou-se que os mesmos, diante dos temas tratados, demonstraram grande interesse tendo sido feitas inúmeras indagações sobre os tópicos discutidos.
Relatório Mensal Novaimagem1s.thFigura 7: Foto dos participantes

Os dados abaixo fazem parte da avaliação realizada pelos alunos.
1. 85,7% disseram que o tema atendeu as suas expectativas, já 14,2% disseram que não.
2. 100% disseram que o tempo, forma e dinâmica foram adequados.
3. 100% disseram que conseguiram relacionar a atividade com a área da saúde.
4. Quando perguntado qual tema de profissão gostaria que fosse abordada, as mais citadas por área de conhecimento foram 28,5% ciências humanas, ciências da saúde aparece com 21,4% e 50,1% são divididos nas demais áreas

As avaliações dos participantes sobre as ações desenvolvidas em parceria com a academia e os serviços mostram à viabilidade de se fazer educação em saúde, bem como a relevância de sua continuidade e propiciam ainda, a interação não só entre os parceiros, mas da ESF com a comunidade escolar. Embora o planejamento esteja sendo finalizado nesse primeiro eixo que era a aproximação com a escola e os adolescentes, e a partir de agosto serão voltadas as ações para a comunidade em especial a constituição do Conselho Gestor da ESF, acreditamos que essas atividades junto à escola devam ser institucionalizadas, conforme preconizam as diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde.
Gostaria de agradecer ao PET-SAÚDE por contribuir para o meu crescimento profissional, técnico e, sobretudo humano, agradecer ainda aos palestrantes (Jarbas ferrare, Jose Reinaldo, Marcelo Souza), aos coordenadores da escola Diva Hugueney Cristian e Anelize, e especialmente a tutora Maria Salete, o preceptor Antonio Carlos e a bolsista do serviço social Josilene Araujo pela paciência e companheirismo nesse trabalho.







lourival magalhaes

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Data de inscrição : 09/05/2010

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