Relatório Final
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Relatório Final
No período compreendido entre maio e dezembro de 2011, participei das duas reuniões das unidades de saúde dos bairros Novo Paraíso I e II com o Conselho Gestor.
Realizei, por proposta do médico Peres, uma investigação sobre a incidência de casos de violência contra a mulher no bairro Novo Paraíso I, através de entrevistas com as agentes comunitárias de saúde para avaliar a necessidade de abordagem do assunto com as famílias.
Em conjunto com o médico, realizei palestras sócio-educativas com o tema Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na sala de espera. Distribuímos a lei 11.340/2006 Maria da Penha para as famílias.
Acompanhei as agentes comunitárias, as técnicas de enfermagem e a enfermeira nas visitas domiciliares. Fizemos comunicados, convites e orientações às famílias sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC); as campanhas de vacinação; a falta de remédio na unidade de saúde, onde e como adquirí-los; a rede de atendimento em saúde e assistência social, e outros.
Fizemos, eu e a estudante de medicina, o levantamento das pessoas com hipertensão e diabetes que estavam ausentes há muito tempo na unidade de saúde. O resultado serviu de subsídio a atividade dos internos de medicina que fizeram a buscativa dessas pessoas e de suas famílias conforme o planejado pela equipe.
Foi contatada a presença de bullying no bairro, através da observação do médico nas consultas com as famílias e pela presença de sintomas relacionados à violência na escola.
Realizamos (a equipe participante do PET e os internos de medicina) o estudo, o planejamento e a execução da atividade sócio-educativa sobre bullying com os alunos na Escola Municipal Pedrosa de Moraes. Realizamos uma reunião com a coordenadora da escola. O objetivo da pesquisa e da atividade sócio-educativa foi de mostrar que o bullying não só atinge a saúde física da pessoa como também influencia na sua saúde psicológica.
Sistematizamos nossa atividade em um artigo com o título: “Educação em Saúde no enfrentamento do Bullying: Uma experiência na Escola Municipal Pedrosa de Moraes” que está em fase de revisão pela revista, na apresentação dos resultados no “II SEMINÁRIO DE ENSINO-SERVIÇO - A interdisciplinaridade como foco” e na apresentação e exposição de banner no “III COEMCO – Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste”, nos dias 29 e 30 de dezembro de 2011.
Participei com outros bolsistas do PET/ Saúde de um grupo focal com o título “Estratégias voltadas à formação interdisciplinar de recursos humanos para o trabalho no Sistema Único de Saúde”.
O PET/Saúde contribuiu com a minha formação profissional ao proporcionar reuniões e debates a cerca do cuidado interdisciplinar em saúde; da integralidade do atendimento; da comunicação terapêutica; da saúde do trabalhador; dos métodos de análise estatística de pesquisa; entre outros. Foi estimulada a participação e o aprofundamento do estudo a partir da divulgação de artigos e portarias com relação à saúde da família. Houve também grande estímulo à realização de pesquisas e artigos científicos.
No PET/Saúde tive maior autonomia para propor, planejar e executar atividades. É importante ressaltar também a abertura de espaços para o trabalho interdisciplinar, ora ausente ora incipiente nos outros campos de estágio supervisionado (obrigatório e extracurricular) nos quais participei.
O PET/ Saúde contribui, também, para a população ao propor pesquisas e divulgá-las, subsidiando a melhoria no atendimento aos usuários e despertando para os diferentes fatores que influenciam na saúde de uma população.
Isabella Patrícia Bispo Cunha
Discente de Serviço Social
Realizei, por proposta do médico Peres, uma investigação sobre a incidência de casos de violência contra a mulher no bairro Novo Paraíso I, através de entrevistas com as agentes comunitárias de saúde para avaliar a necessidade de abordagem do assunto com as famílias.
Em conjunto com o médico, realizei palestras sócio-educativas com o tema Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na sala de espera. Distribuímos a lei 11.340/2006 Maria da Penha para as famílias.
Acompanhei as agentes comunitárias, as técnicas de enfermagem e a enfermeira nas visitas domiciliares. Fizemos comunicados, convites e orientações às famílias sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC); as campanhas de vacinação; a falta de remédio na unidade de saúde, onde e como adquirí-los; a rede de atendimento em saúde e assistência social, e outros.
Fizemos, eu e a estudante de medicina, o levantamento das pessoas com hipertensão e diabetes que estavam ausentes há muito tempo na unidade de saúde. O resultado serviu de subsídio a atividade dos internos de medicina que fizeram a buscativa dessas pessoas e de suas famílias conforme o planejado pela equipe.
Foi contatada a presença de bullying no bairro, através da observação do médico nas consultas com as famílias e pela presença de sintomas relacionados à violência na escola.
Realizamos (a equipe participante do PET e os internos de medicina) o estudo, o planejamento e a execução da atividade sócio-educativa sobre bullying com os alunos na Escola Municipal Pedrosa de Moraes. Realizamos uma reunião com a coordenadora da escola. O objetivo da pesquisa e da atividade sócio-educativa foi de mostrar que o bullying não só atinge a saúde física da pessoa como também influencia na sua saúde psicológica.
Sistematizamos nossa atividade em um artigo com o título: “Educação em Saúde no enfrentamento do Bullying: Uma experiência na Escola Municipal Pedrosa de Moraes” que está em fase de revisão pela revista, na apresentação dos resultados no “II SEMINÁRIO DE ENSINO-SERVIÇO - A interdisciplinaridade como foco” e na apresentação e exposição de banner no “III COEMCO – Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste”, nos dias 29 e 30 de dezembro de 2011.
Participei com outros bolsistas do PET/ Saúde de um grupo focal com o título “Estratégias voltadas à formação interdisciplinar de recursos humanos para o trabalho no Sistema Único de Saúde”.
O PET/Saúde contribuiu com a minha formação profissional ao proporcionar reuniões e debates a cerca do cuidado interdisciplinar em saúde; da integralidade do atendimento; da comunicação terapêutica; da saúde do trabalhador; dos métodos de análise estatística de pesquisa; entre outros. Foi estimulada a participação e o aprofundamento do estudo a partir da divulgação de artigos e portarias com relação à saúde da família. Houve também grande estímulo à realização de pesquisas e artigos científicos.
No PET/Saúde tive maior autonomia para propor, planejar e executar atividades. É importante ressaltar também a abertura de espaços para o trabalho interdisciplinar, ora ausente ora incipiente nos outros campos de estágio supervisionado (obrigatório e extracurricular) nos quais participei.
O PET/ Saúde contribui, também, para a população ao propor pesquisas e divulgá-las, subsidiando a melhoria no atendimento aos usuários e despertando para os diferentes fatores que influenciam na saúde de uma população.
Isabella Patrícia Bispo Cunha
Discente de Serviço Social
Isabella Cunha- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/05/2011
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