Pet Saúde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» RELATÓRIO - MÊS DE MARÇO 2012
Relatório - Lair Tiago EmptySeg Abr 23, 2012 2:22 am por WeslenPadilha

» Relatório de Atividades PET, no mês de Março de 2012 - Altos da Serra I
Relatório - Lair Tiago EmptySex Abr 13, 2012 1:21 pm por MARCIO HENRIQUE NARCIZO

» Relatório Março (ultimo)
Relatório - Lair Tiago EmptySex Abr 13, 2012 7:35 am por adriani cavalcanti

» relatorio mes marco 2012
Relatório - Lair Tiago EmptyTer Abr 10, 2012 7:46 am por Carmen Lucia C. Tanaka

» Relatório anual
Relatório - Lair Tiago EmptyTer Abr 10, 2012 1:04 am por Shisley Amaral

» Relatório referente ao mês de março de 2012
Relatório - Lair Tiago EmptyTer Abr 10, 2012 12:49 am por Shisley Amaral

» Relatório do mês de março 2012
Relatório - Lair Tiago EmptySeg Abr 09, 2012 7:28 am por Zirley

» RELATÓRIO MES DE MARÇO DE 2012
Relatório - Lair Tiago EmptyDom Abr 08, 2012 3:21 am por Thaliéry

» RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO 2012
Relatório - Lair Tiago EmptyQua Abr 04, 2012 8:29 pm por Joseany Luiza

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Arquivos

Relatório - Lair Tiago

Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Qui maio 13, 2010 6:43 am


. Mês de Abril
.
. Na unidade básica de saúde, tomei conhecimento da estrutura da unidade (farmácia, consultórios, recepção, sala de exames, sala de nebulização,...), dos recursos humanos (médicos, enfermeiros, agentes de saúde,...), e das atividades realizadas no local (consultas, visitas domiciliares, colheita de CCO, vacinação,...).
Fiz acompanhamento de algumas consultas. Percebi a agilidade do sistema e também a receptividade e confiança dos pacientes para com os médicos. De acordo com a minha preceptora, há atendimentos focados para certos grupos, como hipertensos, diabéticos, portadores do Mal de Hansen, puericultura, entre outros.
. Acompanhado do agente de saúde, enfermeiro da unidade e minha parceira do PET, realizamos uma visita domiciliar uma residência conhecida do PSF, de uma mãe com seu RN que se mudaram recentemente para o bairro. Foram observados hábitos inadequados no quesito amamentação do RN, higiene e alimentação do RN, devido ao uso de chás, leite em pó, uso da “moeda” no umbigo do RN. O grupo fez as orientações necessárias para adequação dos hábitos da mãe em relação ao RN. Notei a presença forte dos costumes dos membros da família que acolheu a mãe. Conversei em seguida com o agente de saúde, o qual disse que nós profissionais da saúde apenas orientamos nas visitas domiciliares, dependerá da família aceitar as orientações e aplicá-las.
. Tudo isso despertou a minha curiosidade sobre a atenção básica de saúde e a promoção da saúde. Para o mês de maio, minha preceptora sugeriu que eu realizasse alguns atendimentos supervisionados por ela.


Última edição por Lair Tiago em Ter Abr 26, 2011 3:33 am, editado 3 vez(es)

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sáb Jun 12, 2010 7:58 pm

. Mês de Maio
.
. Após conhecer a rotina do PSF, minha preceptora me orientou a iniciar as consultas supervisionadas e, devido a minha experiência no curso de Medicina, também realizarei a coleta de preventivo (Colpocitopatologia Oncótica).
. Nas atividades do dia 10/05/2010, no período vespertino, realizei várias consultas, dentre elas pediátricas e clínicas, todas supervisionadas, e uma coleta de CCO. Sobre as consultas, aprendi sobre os exames rotineiros do PSF, para acompanhamento dos pacientes. Também foi me ensinado pela preceptora as terapêuticas adotadas em cada caso, sempre avaliando a possibilidade dos pacientes em adquirir a medicação na farmácia da Unidade. Sobre a coleta do CCO, a preceptora apreciou a iniciativa e concordou em abrir uma agenda para o acadêmico, considerando até 2 coletas por semana para o acadêmico, aumentando conforme a demanda da unidade.
. Nas atividades do dia 14/05/2010, no período vespertino, realizei consultas supervisionadas e me reuni com minhas outras parceiras do PET para discussão com os preceptores. Nas consultas supervisionadas, gostaria de citar uma mãe e criança, a qual não tinha um ganho satisfatório de peso, este havia sido avaliado na consulta anterior. A preceptora realizou nova avaliação do ganho ponderal da criança, notando melhora e até compensação do peso da criança, demonstrando assim que a orientação para com a mãe foi de suma importância no desenvolvimento e crescimento do recém-nascido.
. Nas atividades do dia 21/05/2010, no período matutino, realizei algumas consultas e uma visita domiciliar. Na visita domiciliar, fomos avaliar uma criança que teve paralisia cerebral ao nascimento. Junto à preceptora, resolvi avaliar as outras 2 crianças irmãs da primeira. Essas crianças já tinham diagnóstico de fenda palatina mole, mas não havia correção cirúrgica. Eles também tinham condições precárias de dentição. Fizemos o encaminhamento das crianças para um otorrinolaringologista, embora eles deverão fazer o tratamento dentário anteriormente para que seja autorizado o tratamento cirúrgico da fenda palatina. Essa visita foi muito importante para a saúde tanto da criança portadora de deficiência quanto dos irmãos dela.
. Nas atividades do dia 21/05/2010, no período vespertino, realizei a coleta de um preventivo e tivemos uma reunião com a nossa tutora, Prof.ª Maria Salete. Ela está nos ajudando a definir um tema para a pesquisa que irá abranger todas as áreas envolvidas (Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física).
. Nas atividades do dia 24/05/2010, tivemos muitas consultas do Hiperdia. Conheci os protocolos a serem seguidos sobre este evento. Percebi a importância e a necessidade de cobertura do PSF para a manutenção do tratamento desse tipo de paciente.
. Nas atividades do dia 28/05/2010, realizei as consultas da coleta de CCO. Com a supervisão da minha preceptora, realizava as consultas e minha preceptora fazia a coleta. Em seguida, tive algumas orientações acerca da conduta tomada após a coleta do CCO, principalmente sobre as patologias mais comuns e sua propedêutica.
. Nas atividades do dia 31/05/2010, recebi orientações da minha preceptora sobre as propedêuticas mais freqüentes para os pacientes do Hiperdia, inclusive sobre os portadores de diabetes. No período vespertino, fui conhecer a dinâmica da Farmácia do PSF, e anotei sobre os medicamentos que mais são utilizados. Também notei que existem problemas de logística dos medicamentos, já que, mesmo pedidos dentro do prazo, demoram a chegar na unidade, prejudicando o tratamento de alguns pacientes.
. Nas atividades do dia 07/05/2010, no período vespertino, foi realizada uma reunião entre a tutora, os preceptores, os alunos do PET e as ACS.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sáb Jul 10, 2010 8:51 am

. Mês de Junho
.
. Nas atividades do mês de junho, a preceptora orientou que eu conhecesse o SIAB e suas fichas, as quais são utilizadas na USF, principalmente as utilizadas pelas ACS’s.
. A totalidade dos dados que compõem o SIAB é coletada em formulários de uso dos profissionais da equipe: as Fichas de Cadastramento e de Acompanhamento Domiciliar (Fichas A, B e C) e as Fichas para Registro de Atividades, Procedimentos e Notificações (Ficha D). Os relatórios dessas fichas são o SSA2 e PMA2
Conheci a FICHA A, na qual são colocados os dados da família de uma casa, além de ser uma súmula das patologias e/ou condições dos moradores daquela residência.
. A FICHA B tem por finalidade descrever o acompanhamento de pacientes portadores de doenças ou condições, por exemplo, gestantes, hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos. Com essa ficha, podemos acompanhar a evolução de um tratamento (se adequado ou inadequado) ou um acompanhamento pré-natal.
. O relatório SSA2 verifica a situação de saúde e o acompanhamento das famílias na ÁREA por equipe. Com ela, é possível ter um resumo das famílias que as ACS’s estão acompanhando, dividido por micro-áreas, e também o número de visitas realizadas.
. O relatório PMA2 apresenta a produção da USF como também marcadores para avaliação da USF. Nela, temos o volume de consultas, procedimentos, marcadores (como hospitalizações e óbitos), e principalmente as visitas domiciliares.
. A FICHA D é um registro das atividades, procedimentos e notificações por dia. Ela é semelhante ao relatório PMA2, mas com os registros por dia.
. Existem também as fichas de notificação de hanseníase, tuberculose, dengue e também a do HIPERDIA.
. Na rotina da USF, acompanhei o dia da coleta de exames laboratoriais (sangue, urina e fezes). Percebi problemas como marcação da data de coleta, as vezes demorando para realizar o exame. Outra questão é que o paciente tem que marcar o exame e trazer o resultado na consulta de retorno, podendo acontecer dele não realizar o exame, não marcar, não buscar o resultado e até não vir na consulta de retorno. Ai temos a importância das ACS’s, que podem ajudar a trazer o morador de volta para a USF.
. No quesito visitas domiciliares, vemos o nível socioeconômico baixo das famílias da comunidade, percebendo quão importante a ação da USF para com a saúde das famílias e da comunidade, partindo de uma visão mais global. Talvez, sem a atuação da USF, as condições sanitárias dessa população seriam mais precárias, levando a problemas mais graves e aumento de atendimento nos níveis de atenção mais complexos da saúde. A atenção primária acaba fazendo a triagem, sendo a porta de entrada mais adequada ao sistema de saúde de um município.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Qua Ago 11, 2010 3:36 am

. Mês de Julho
.
. Durante o mês de julho, fui orientado pela minha preceptora a pesquisar e estudar sobre CA de Colo Uterino, CA de Mama e Puericultura. Isso porque eu iniciei o acolhimento com as pessoas da comunidade nos dias de coleta de preventivo (CCO) e nas consultas da Pediatria.
. No primeiro acolhimento, discuti com as mulheres a importância da coleta do preventivo. Com a discussão, percebi que havia muitas dúvidas sobre o motivo de se fazer preventivo, os sinais clínicos das patologias, além da própria prevenção. Aproveitei a oportunidade e discuti acerca da mamografia e do auto-exame, esclarecendo muitas duvidas sobre o aspecto das mamas, a complementação do ultra-som para com a mamografia e os fatores de risco para o CA de Mama. Pretendemos com esse acolhimento aumentar a procura da comunidade feminina do bairro pela coleta de preventivo, já que está acontecendo de haver muitas faltas nos preventivos marcados.
. No quesito da Puericultura, minha preceptora e eu vamos conversar com as ACS’s na reunião mensal para marcar um dia do mês e fazer a orientação com as puérperas sobre o aleitamento materno, já que nas consultas percebemos que existe a necessidade de orientá-las porque recém-nascidos estão ganhando pouco peso.
.Sobre a unidade de saúde, estamos sem atividade nos preventivos por falta de material para realizá-los. Na Farmácia, o permanganato de potássio e as seringas para a aplicação de insulina estão em falta. Os materiais foram requisitados e já passaram do prazo para serem entregues. Isso dificulta a dinâmica da unidade de saúde e prejudica o atendimento dos usuários do sistema.
. Sobre a dinâmica da UBSF, estou realizando consultas supervisionadas com a minha preceptora, desse modo conhecendo o perfil da comunidade que a unidade abrange. Também faz parte das minhas atividades a visita domiciliar e a coleta de preventivo.
. Para o mês de agosto, vamos iniciar a pesquisa epidemiológica para trabalhar com o tema proposto pelo PET: Adolescência. Esse tema guiará nossa linha de pesquisa. Com as ACS’s, buscaremos informações para saber qual o foco que daremos à pesquisa.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sex Set 17, 2010 3:37 am

. Mês de Agosto
.
. O mês de agosto foi um mês bem movimentado nas minhas atividades na UBSF Ouro Fino.
. No âmbito da Ginecologia, com auxílio da minha preceptora, iniciamos um grupo aberto de orientação sobre CA de Colo de útero, CA de mama e outras patologias ginecológicas no dia de consulta para avaliar os resultados dos preventivos. Como pode ser visto na figura 1, fiz primeiramente o acolhimento das mulheres da comunidade, todas portando os seus respectivos resultados de preventivo para consultar com a médica da unidade. Durante a atividade, fiz orientações nos seguintes quesitos: epidemiologia, clínica, diagnóstico, prevenção e tratamento. A atividade foi orientada a partir das dúvidas dos membros do grupo. A preceptora relatou após o fim das atividades que houve uma aceitação da atividade por todas que foram atendidas. Muitas dúvidas foram sanadas e a atividade será mantida.
. No âmbito da pediatria, pedi a minha preceptora para realizar promoção sobre puericultura e aleitamento materno. No dia de atendimento, faço consultas com as mães puérperas, fazendo orientações nos quesitos higiene, vacinação, crescimento, desenvolvimento e alimentação; sendo esta última principalmente sobre o aleitamento materno. Percebe-se que as mães puérperas, principalmente as primigestas, não conhecem a técnica correta de aleitamento materno, sendo então enfaticamente orientadas nesse quesito.
. Nesse mês, tivemos uma reunião de sensibilização sobre o Conselho Gestor. Tivemos a presença de uma representante da Secretaria de Saúde, que nos informou sobre a formação do Conselho, sobre os poderes, os direitos e deveres deste. Foi uma reunião produtiva, embora tenhamos marcado outras reuniões de sensibilização para depois realizarmos a eleição do Conselho, a qual tem a data estimada para 22 de outubro.
. Sobre o projeto, conversando com a preceptora e meus colegas do PET na unidade, sugeri abordarmos o tema “Gravidez na Adolescência”. Após a finalização do perfil epidemiológico, acreditamos que teremos uma perspectiva melhor para avaliar as necessidades da unidade.

Relatório - Lair Tiago Imagem1
. Figura 1. Acolhimento na entrada da UBSF Ouro Fino

Relatório - Lair Tiago Imagem2
. Figura 2. Realizando as orientações junto da preceptora

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sex Nov 26, 2010 1:53 am

.Mês de Setembro
.
. Durante o mês de setembro, iniciamos as atividades acerca do perfil epidemiológico. Na primeira discussão, percebemos que havia muitos dados para serem avaliados. Pela quantidade de itens, dividimos o trabalho de busca entre os alunos bolsistas, contando também com a ajuda dos preceptores e das agentes comunitárias de saúde.
. Na atividade do serviço, tivemos mais um grupo aberto no dia de consulta do preventivo, com discussões sobre a importância desse procedimento e sinais de alerta. Foi discutido exaustivamente sobre a mamografia, o US, o auto-exame e sobre os sinais do câncer de mama. Percebi certa falta de conhecimento da comunidade no assunto do câncer de mama. Fiz várias orientações, baseado no conhecimento adquirido na pratica acadêmica e na rotina da UBSF. Nas próximas reuniões decidi inserir o assunto de câncer de mama além da discussão sobre o preventivo.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sex Nov 26, 2010 2:41 am

. Mês de Outubro
.
. Durante o mês de outubro, tivemos dificuldade de obter os dados do perfil epidemiológico. Boa parte dos dados foi obtida do sistema SIAB, no qual continha muitas informações de importância, algumas que nos deram uma idéia muito clara sobre o perfil dos pacientes da unidade.
. Houve nesse mês a eleição do Conselho Gestor da nossa unidade. Foram eleitas pessoas representativas da comunidade. Eles se reuniram na semana seguinte e já votaram seu estatuto. Todos da unidade estão muito confiantes na presença e poder de autonomia do Conselho Gestor; esperamos melhoras na unidade, principalmente na Farmácia – na qual faltam alguns medicamentos – e nos materiais da unidade, para vacinação, coleta de preventivo, por exemplo.
. Nesse mês, realizamos uma capacitação para adolescentes sobre DSTs e outras doenças, como hepatites e tuberculose. Procuramos demonstrar numa linguagem acessível a importância do conhecimento dessas patologias, focando sempre nas formas de prevenção. Foi uma atividade muito produtiva, na qual houve muita interação entre os palestrantes (bolsistas e preceptores) com os adolescentes e ACS que participaram da atividade.
.
Relatório - Lair Tiago Imagem%203
. Figura 1. Quorum na eleição do Conselho Gestor
Relatório - Lair Tiago Imagem%204
. Figura 2. Recebendo informações da Secretaria de Saúde de Cuiabá

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sex Fev 04, 2011 6:00 am

.Mês de Novembro
.
. No mês de novembro, conseguimos terminar o perfil epidemiológico. Houve algumas dificuldades na coleta e organização das informações. Com a ajuda de nossos preceptores e tutora, conseguimos reunir as informações necessárias para analisar os dados e formar gráficos e conclusões. Agora iniciaremos a pesquisa ativa com os adolescentes, de acordo com os critérios repassados em reunião com todos os bolsistas.
. Nesse mês, foquei meus esforços no aleitamento materno. Constatamos que muitas mães chegavam para a primeira consulta de seus recém-nascidos, estes demonstrando ganho ponderal baixo. A maioria dos casos requer apenas a orientação da técnica de amamentação correta e do aleitamento materno exclusivo até seis meses. Desse modo, prevenimos muitas patologias advindas de baixo peso, distúrbios intestinais e distúrbios respiratórios.
. Realizamos nossa auto-avaliação juntamente com preceptores e tutora. Vimos nossa evolução em muitos quesitos, desde relacionamento e inserção na unidade até atividades para a comunidade, embora haja certo grau estacionário em produção de conhecimento. Sendo assim, estaremos discutindo com nossa tutora formas de melhorar nesse quesito.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sex Fev 04, 2011 6:10 am

.Mês de Dezembro
.
. Durante o mês de dezembro, realizei com minha tutora estudos sobre prevenção a saúde, fazendo visitas domiciliares e conhecendo novas famílias. Trabalhei com fichas de relatório mensal, focando na produtividade da unidade de saúde, dos profissionais de saúde que nela trabalham. Relato aqui um problema que interferiu na produtividade da unidade: a falta de interesse das famílias em buscar a unidade para realizar exames de rotina e prevenção. As ACS’s buscam as famílias, marcam consultas e exames, e as pessoas não buscam a unidade, apenas em momentos de doença instalada ou atestados de serviço. Acredito que a nossa unidade está sendo pouco usada pela população e, por este motivo, nas nossas ultimas reuniões estamos buscando novas alternativas para atrair a população para a unidade e tentar remover o estigma formulado pelos usuários de “quem procura a unidade de saúde, provavelmente está doente”.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Ter Mar 15, 2011 10:46 am

.Mês de Janeiro/2011
.
. Durante o mês de janeiro, a nossa equipe do PET ficou responsável por fazer uma listagem de todos os adolescentes dos bairros cobertos pela nossa unidade de saúde da família. Os dados foram colhidos através das Fichas A. Os dados colhidos foram: nome de adolescente, nome do chefe da família, endereço da residência da família e bairro. Nossa equipe montou uma ficha modelo para inserir esses dados, a qual foi muito útil e simples de ser utilizada.
. Além de realizar a pesquisa sobre os adolescentes, nossa equipe iniciou uma discussão sobre um trabalho com as gestantes adolescentes. Realizamos algumas reuniões, com discussões de artigos sobre o tema para decidirmos qual linha de pensamento seguiríamos. Optamos por aguardar a coleta de dados da pesquisa principal antes de iniciar nossa coleta. Estamos aguardando os formulários e os adolescentes selecionados para iniciar a pesquisa principal.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Ter Mar 15, 2011 11:11 am

.Mês de Fevereiro/2011
.
. Durante o mês de fevereiro, todos os alunos ligados ao PET receberam treinamento sobre a metodologia da pesquisa. Recebemos orientações durante um treinamento nos seguintes itens: 1) aplicação do questionário; 2) realização das medidas antropométricas e sinais vitais e; 3) metodologia quanto aos adolescentes selecionados. Isso foi de grande ajuda, visto que temos acadêmicos ligados ao projeto que não são da área da saúde e tem menor contato com esses itens, sendo de grande proveito para todos.
. Ao recebermos os questionários, a equipe de PETanos e preceptores organizou-se quanto a horários, transporte e interação com as ACS’s, para iniciar os trabalhos, aplicando os questionários e realizando medições.
. Sobre os questionários, deixo aqui um adendo. O questionário destinado ao adolescente é bem amplo – 140 questões – com uma coleta de dados significativa, embora apresente algumas questões que geraram duvidas quanto as respostas, como relatado por alguns adolescentes. Estas serão citadas no relatório entregue junto com os questionários. Sobre o questionário orientado ao chefe da família, acredito que este deveria ter sido mais sintético, evitando perguntas muito semelhantes. Alguns dos chefes de família entrevistados relataram estarem confusos quanto às questões, por exemplo dizendo que já haviam respondido certa questão, a qual apresentava-se em algum outro momento do questionário.
. Sendo assim, durante o mês de março envidaremos nossos esforços na coleta dos dados.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Qui Abr 14, 2011 2:37 am

. Mês de Março/2011
. Durante o mês de março, a equipe de bolsistas realizou a aplicação dos questionários com os adolescentes da nossa unidade. Foram aplicados 28 questionários, com 140 questões cada, além dos questionários de insegurança alimentar. Foram aplicados no prazo definido seguindo a metodologia orientada na capacitação.
. Após a realização dos questionários, a equipe de bolsistas se reuniu e gerou um relatório prévio das dificuldades encontradas que, em resumo, foram: metodológicas, em relação ao formato das questões; geográficas, em relação à distância e fatores climáticos; temporal, devido a incompatibilidade dos períodos de trabalho entre os envolvidos na pesquisa; social, devido a recusa de muitas das famílias em responder a pesquisa.
. Iniciaremos no mês de abril uma avaliação para realizar uma pesquisa com as gestantes adolescentes e mães adolescentes. Mobilizaremos toda a equipe para colaboram conosco, já que esta tem sido de grande auxilio desde o início não só da pesquisa, mas do PET em sua totalidade.


Última edição por Lair Tiago em Sáb maio 14, 2011 1:12 am, editado 1 vez(es)

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sáb maio 14, 2011 1:11 am

. Mês de Abril/2011
. Durante o mês de abril, o nosso grupo de PETianos iniciou a discussão do tema da nossa produção da nossa unidade. Estamos buscando e lendo artigos de várias fontes eletrônicas, como da BVS, LILACS e SCIELO. Sobre o nosso tema a ser tratado, encontramos poucos artigos que falassem sobre o tema ou fizessem uma abordagem secundária sobre ele.
. Trabalhamos com o acolhimento dos usuários que vieram a nossa unidade. Foram muito bem recebidos, realizaram várias atividades, tanto físicas quanto de informação. A impressão causada foi muito boa, tendo o relato de algumas pessoas dizendo que essas atividades estimulam o retorno delas a unidade, e não só vindo para tratar doenças.
. Para o próximo mês realizaremos uma reunião com a nossa tutora na nossa unidade. Como previamente relatado pela minha preceptora, discutiremos sobre a análise dos dados referentes aos questionários aplicados nas nossas micro-áreas, observando relações e gerando conteúdo para apresentação em junho.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Dom Jul 03, 2011 8:38 am

Mês de Maio/2011
. Durante o mês de maio, iniciamos uma discussão sobre os trabalhos que iríamos apresentar no II Seminário de Integração Ensino-Serviço, que será realizado no dias 4 e 5 de junho de 2011 pelo PET-Saúde. Conforme discutido em reunião, cada preceptor e seus bolsistas devem redigir um trabalho para apresentação no dia do evento, o qual passará pelo crivo do preceptor, do tutor e dos organizadores do evento. Nossa unidade decidiu fazer um relato de experiência sobre uma oficina de formação de multiplicadores que realizamos no ano passado e se mostrou produtiva, com a participação de vários grupos, entre eles os alunos do PET-Saude, profissionais da ESF e os adolescentes da comunidade. Receberemos orientações de nossos preceptores e de nossa tutora para redigir o resumo, o que melhora a qualidade dos resumos escritos.
. Gostaria de anexar um marco: estou há mais de um ano no PET-Saúde. Apresentei uma boa evolução e aprendi muito nesse primeiro ano de projeto. Minha preceptora me ensinou muitas coisas sobre saúde da família e promoção à saúde através de ações ditadas pelas necessidades da ESF. O trabalho integrado entre a ESF e a comunidade direciona cada caso – cada ser humano – a um nível de atenção de maneira otimizada, garantindo o acesso desta à saúde de qualidade, como preconizado pelas bases do SUS.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sex Ago 05, 2011 10:44 am

Mês de Junho/2011
. Durante este mês, a nossa equipe do PET-Saúde apresentou 2 resumos no "II Seminário de Integração Ensino-Serviço: A Interdisciplinaridade como Foco", sendo relatos de experiência: um discorrendo sobre a atividade realizada com o Conselho Gestor da nossa unidade e o outro sobre uma oficina realizada com nossos adolescentes (vide relatório do mês de outubro/2010). Isso nos ajudou a perceber que nossas atividades dentro da unidade contribuíram de forma positiva para a produção e eficiência da unidade. Evidenciamos problemáticas importantes na UBS e resolvemos interagir e intervir no nosso nível de conhecimento e prática para realizar promoção à saúde para a população da área de abrangência. Houve uma reunião com os envolvidos no PET-Sáude, na qual foi discutida a possibilidade de publicação de artigos desse projeto, atividade esta a ser realizada com o prazo para o mês de agosto.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sáb Ago 13, 2011 5:31 am

Mês de Julho/2011
. Durante este mês, a nossa equipe do PET-Saúde se empenhou em finalizar um artigo para publicação na Revista Gestão e Saúde da UNB. Realizamos reuniões com discussões de artigos sobre o tema evidenciado nos dados coletados e analisados da nossa pesquisa com os adolescentes na UBS Ouro Fino/Nova Conquista. Após análise dos artigos e de outras referências, iniciamos a redação do texto em equipe, discutindo os pontos mais importantes e que refletiam as necessidades evidenciadas na pesquisa realizada com os adolescentes no mês de maio de 2011. Participaram dessa atividade os preceptores, a tutora e os bolsistas do PET, em um trabalho sinérgico, visando à elaboração do artigo. Tivemos êxito nessa redação e nos sentimos orgulhosos em produzir. Acredito que esta atividade contribuiu muito para minha formação profissional.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Ter Set 13, 2011 10:49 am

Mês de Agosto/2011
. Neste mês, por pedido da SMS, faremos uma oficina com os adolescentes da nossa área de abrangência. Após discussões na reunião de equipe, definimos as datas para os dias 21 e 22 de setembro, a ser realizada uma oficina para os adolescentes do bairro Nova Conquista, e 28 e 29 de setembro, a ser realizada para os adolescentes do bairro Ouro Fino; ambos nos seus respectivos centros comunitários. Aproveitamos a oportunidade e as apresentações geradas para este trabalho para também realizar uma apresentação na escola da nossa área, a ser realizada na 1ª semana de outubro. Os temas a serem abordados nessas oficinas são: Sexualidade, Contracepção, Estatuto da Criança e Adolescente, Hepatites, Tuberculose, Dengue. Serão abordadas associadas a dinâmicas para facilitar o aprendizado e a fixação do conhecimento discutido na oficina.
. Além deste trabalho com os adolescentes, desenvolvi uma atividade para o novo mapa da unidade, tendo em vista que o último não refletia bem as necessidades da unidade. A minha proposta para este foi fazê-lo sobre uma chapa de metal, para identificar com imãs os pacientes notificados, como gestantes, hansenianos e tuberculosos, além de identificar pontos de referência importantes para a unidade. Identificamos nesse mapa as 6 micro-áreas da nossa unidade e deixamos em aberto a oportunidade para a nossa unidade conjugada – ESF Serra Dourada – para também realizar a marcação, possibilitando assim uma visão mais ampla e auxiliadora na elaboração de estratégias de abordagem e vigilância epidemiologia da população. Pretendo fazer seguimento no mapa identificando os diabéticos da unidade, que são em torno de 95 (embora ainda esteja em discussão essa idéia).
. Tivemos esse mês uma reunião do Conselho Gestor, com pauta sobre a localização das novas unidades a serem discutidas. Houve muita discussão sobre temas que não estavam em pauta, principalmente partindo de lideranças de bairro que não participaram do processo de formação do Conselho Gestor e agora querem uma participação mais efetiva. Embora tenham surgido muitas discussões fora da pauta, a reunião foi produtiva, com geração de um documento solicitando a presença de um representante da SMS para exposição e definição dos locais para a construção das novas unidades. Acredito que o meu mapa, que possui imagens de satélite, pode colaborar e facilitar a decisão a ser tomada. Assim, mostro como o PET-Saúde é um programa que soma na evolução e desenvolvimento da atenção básica nos locais onde ele é inserido.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Qua Out 26, 2011 4:17 am

Mês de Setembro/2011
. Durante este mês, os alunos do PET-Saúde e os internos da UFMT organizaram-se para realizar a II Oficina de Capacitação de Adolescentes, com a abordagem dos seguintes temas: Sexualidade, Contracepção, Estatuto da Criança e Adolescente, Hepatites, Tuberculose e Dengue.
. Iniciamos com as atividades com os adolescentes do Centro comunitário do bairro Nova Conquista, realizado no dia 21 e 22 de setembro. Realizamos dinâmicas antes das discussões com a acadêmica de Educação Física Idayane. No primeiro dia, seguimos com um ciclo de palestras sobre Sexualidade, Contracepção e DSTs. Os adolescentes se mostraram com um conhecimento basal, algumas vezes equivocado sobre esses temas. No segundo dia, abordamos Hepatites, Tuberculose, Dengue e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os adolescentes mostraram algum conhecimento, fazendo relatos pessoais e participando ativamente das palestras. Ao final, realizamos questionamentos sobre os dois dias de palestra, sendo concluído que fora muito produtivo. Entregamos os certificados de participação.
. Nos dias 28 e 28 de setembro, realizamos a oficina no Centro comunitário do Ouro Fino, com a abordagem dos mesmos temas. A média de idade dos adolescentes era pouco menor dos adolescentes do outro centro comunitário. Durante o ciclo de palestras, seguimos a mesma seqüência das adotadas na semana anterior. A participação e a produtividade foram ótimas. Gostaria de frisar que as professoras de ambos os bairros agradeceram e pediram que as procurassem caso resolvêssemos realizar outras atividades, haja vista que os adolescentes demonstraram curiosidade e interesse durante as palestras e as dinâmicas. Finalizamos com entrega de certificados.
. Nos dias 6 e 7 de outubro, realizamos as palestras da oficina para adolescentes na escola Ulisses Guimarães, a qual está inserida na micro-área 1 da nossa unidade. O público foi os adolescentes da 7ª série do ensino fundamental, então nossa abordagem sobre os temas teve que ser revisada. Nessa ocasião, conversei com uma das professoras da escola – de Biologia – e ela me relatou a dificuldade da abordagem desse tema com os alunos, informando que relata no máximo sobre a anatomia dos órgãos reprodutores, mas não discute sobre contracepção e sexualidade (menstruação, masturbação, polução noturna e relacionamentos). Disse também que há uma certa barreira em relação aos pais e que já teve problemas com estes apenas com os temas ministrados. Os professores nos convidaram para realizar as palestras com os adolescentes da 8ª série, para o mesmo mês, haja vista que os adolescentes gostaram muito e participaram ativamente durante as palestras.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Sex Nov 11, 2011 11:51 am

Mês de Outubro/2011
. Durante o mês de outubro, nosso grupo de acadêmicos do PET-Saúde estava desenvolvendo atividades de educação em Saúde no colégio de nossa área de abrangência. Já havíamos realizado um ciclo de palestras no início do mês com os alunos da 7ª série. Então, a convite da escola, realizamos um trabalho semelhante com os alunos da 8ª série, nos dias 17 e 18 de outubro.
. Nessa experiência, percebemos que a abordagem de temas para este público jovem deve ser enfática e insistente, haja vista que muitos dos temas abordados mostraram-se modificadores da opinião dos adolescentes. Este fato foi evidenciado principalmente durante as dinâmicas que avaliavam o conhecimento adquirido durante as palestras da oficina e também durante as palestras, nas quais era aberto espaço para os adolescentes participarem e questionarem. Desse modo, o público-alvo resolvia as dúvidas e consolidava o conhecimento lecionado.
. Também nesse mês, participei de uma atividade com outros bolsistas, organizada pelo coordenador do PET-Saúde. Nesta atividade, os bolsistas se reuniram e compartilharam suas experiências desde o início do programa. A cada relato, inclusive o meu, percebemos que o PET-Saúde não só modifica a percepção do acadêmico em relação à atenção primária, mas também estimula o indivíduo a buscar novas formas de relações, sejam elas inter-profissionais, entre o aluno e a comunidade, ou de autoconhecimento. Foram relatadas experiências no âmbito da educação em saúde, das relações de poder (através dos Conselhos Gestores), e do aprendizado inter-profissional.
Relatório - Lair Tiago IMG00013
Fig.1 - Durante a palestra, a atenção fixa dos adolescentes...

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Dom Dez 11, 2011 5:27 am

Mês de Novembro/2011
. Durante o mês de novembro, durante este mês realizamos planejamento para realizar uma atividade com os funcionários da nossa unidade sobre saúde ocupacional, abordando temas como postura correta e desvios posturais, desidratação, atividade física no trabalho. Isso porque evidenciamos essa problemática na unidade, principalmente em relação às ACS’s que carregam bolsas nas visitas domiciliares cheias de papéis e medicamentos. Devido a esta e outras cenas vistas na unidades, decidimos pela atividade. Estamos em discussão sobre a abordagem do tema e a marcação de uma período da unidade para realizar as orientações.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Dom Jan 15, 2012 9:04 am

Mês de Dezembro/2011
. Durante o mês de dezembro, as nossas atividades foram reduzidas porque nossa preceptora solicitou as férias de fim de ano. Nossa preceptora nos deixou orientados para realizar um evento com idosos no início do ano. Houve todo um planejamento, principalmente avisando as agentes comunitárias que avisaram os idosos do bairro sobre o evento. Após algumas reuniões, dividimos os temas como atividade física, diabetes, hipertensão arterial e direitos do idoso e apresentamos a eles na data programada.
. Em meu relato gostaria de destacar sobre o modo que realizamos o evento. Iniciamos realizando a medição da pressão arterial e da glicemia capilar e interrogamos sobre idade, gênero, e se eram portadores de diabetes e hipertensão. Ao início de cada discussão, buscávamos nos dados colhidos pacientes portadores das patologias em questão, questionando sobre os sintomas de cada um e compartilhando estes com o grupo, e usando essas informações para reforçar a sintomatologia, tratamento e prevenção. Foi um método muito construtivo, no qual os idosos percebiam que os sintomas, por exemplo, de uma diabetes existem e, quando houver o aparecimento precoce deles, devem os idosos procurar orientação médica. Percebi que esse compartilhamento de informações melhorou a interpretação dos idosos em cada tema, assim reforçando a busca deles pela unidade de saúde, seguido de uma boa cobertura da ESF, melhorando as estratégias de ação perante a comunidade não só idosa, mas de toda a população coberta pela nossa unidade.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Lair Tiago Qui Fev 16, 2012 12:10 pm

Mês de Janeiro/2012
. Durante o mês de janeiro, realizei consultas supervisionadas com minha preceptora. Minha colega Idayane e eu estamos planejando a palestra sobre Saúde Ocupacional como ultima atividade antes do término do período de atividades do PET-Saúde 2010-2012. Tivemos uma reunião com nossa tutora, que nos cobrou uma redação adequada do relatório final de atividades. Sabemos por ela que nosso artigo está sob avaliação para publicação em uma revista do Distrito Federal. Há uma proposta de escrevermos um artigo sobre a implantação do Conselho Gestor em nossa unidade, haja vista hoje está em pleno funcionamento. Necessitaremos de mais reuniões para discussão da redação do artigo.

Lair Tiago

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Lair Tiago Empty Re: Relatório - Lair Tiago

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos