Pet Saúde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» RELATÓRIO - MÊS DE MARÇO 2012
Relatório - Carla Patrícia EmptySeg Abr 23, 2012 2:22 am por WeslenPadilha

» Relatório de Atividades PET, no mês de Março de 2012 - Altos da Serra I
Relatório - Carla Patrícia EmptySex Abr 13, 2012 1:21 pm por MARCIO HENRIQUE NARCIZO

» Relatório Março (ultimo)
Relatório - Carla Patrícia EmptySex Abr 13, 2012 7:35 am por adriani cavalcanti

» relatorio mes marco 2012
Relatório - Carla Patrícia EmptyTer Abr 10, 2012 7:46 am por Carmen Lucia C. Tanaka

» Relatório anual
Relatório - Carla Patrícia EmptyTer Abr 10, 2012 1:04 am por Shisley Amaral

» Relatório referente ao mês de março de 2012
Relatório - Carla Patrícia EmptyTer Abr 10, 2012 12:49 am por Shisley Amaral

» Relatório do mês de março 2012
Relatório - Carla Patrícia EmptySeg Abr 09, 2012 7:28 am por Zirley

» RELATÓRIO MES DE MARÇO DE 2012
Relatório - Carla Patrícia EmptyDom Abr 08, 2012 3:21 am por Thaliéry

» RELATÓRIO DE ATIVIDADES - MARÇO 2012
Relatório - Carla Patrícia EmptyQua Abr 04, 2012 8:29 pm por Joseany Luiza

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Arquivos

Relatório - Carla Patrícia

Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Relatório - Carla Patrícia

Mensagem  CarlaSales Qua Abr 13, 2011 8:49 am

Fevereiro/2011
Este relatório é referente ao mês de fevereiro. Este foi o mês em que eu fui inserida ao programa PET/Saúde, na UBS do Ouro Fino, entrei no lugar de outra aluna de Serviço Social, que por motivos que desconheço foi desligada do mesmo. Fui bem recebida por toda a equipe da unidade de saúde e também pela equipe do PET.
No primeiro momento, fui orientada sobre o projeto e sobre a pesquisa que já estava sendo proposta no local, na qual tem como tema: “Gravidez na Adolescência”, onde discutimos sobre qual aspecto será feita a pesquisa, neste mesmo momento o Waldecino me passou a responsabilidade de pesquisar sobre os direitos que as adolescentes grávidas têm perante a sociedade, esta pesquisa não teve continuidade ainda pois tivemos que interromper por causa da pesquisa pelo programa, onde será feita com os adolescentes do bairro Ouro Fino e Nova Conquista.
No dia 14/02 tive orientações sobre a hanseníase com o preceptor Waldecino, e outras orientações sobre o PET e sobre as fichas que são usadas na unidade de saúde, utilizadas principalmente pelas Agentes Comunitárias, com o bolsista de medicina (Lair). Aprendi sobre as fichas somente o básico, o que foi me falado pelo Lair, onde os dados que compõem o SIAB é retirado através das fichas utilizadas na unidade, onde cada uma tem o seu objetivo e funcionalidade.
Participei de uma reunião da equipe do Ouro Fino, na qual o preceptor Waldecino me pediu que eu me inteirasse do assunto sobre o Conselho Gestor e que eu fizesse o acolhimento aos adolescentes que estava na sala de espera da unidade. Para me inteirar do assunto do Conselho Gestor conversei com AC Dilma, onde esta é a Coordenadora titular, ela me falou um pouco do que era e me mostrou a ata das reuniões do Conselho. Aprendi que todos podem participar da reunião, mas somente os integrantes do Conselho tem o voto e o representante do conselho não tem privilégios, se o titular faltar por três vezes será excluído do cargo.
Neste mês foi sugerido pela Secretaria Municipal de Saúde que fizéssemos uma semana de palestras com temas que incluíssem a mulher, por causa do dia Internacional da Mulher. São temas muito importantes para serem discutidos, tais como: violência doméstica, planejamento familiar, importância do preventivo, prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A primeira palestra foi sobre violência doméstica, onde foi organizada por mim, pela bolsista de Educação física (Idayane), pela bolsista de enfermagem (Adriani) e pela AC Leyde. Esta palestra teve uma aceitação muito boa pelas mulheres, pois surgiram dúvidas onde nós esclarecemos a elas e ainda se estendeu pela dúvida de uma delas sobre a importância das crianças tomarem a vitamina A. Ao final entregamos um bombom a elas com uma pequena mensagem como lembrança pelo dia que homenageia todas as mulheres. As palestras tiveram que ser interrompidas por causa da pesquisa com os adolescentes, a qual terá que ser entregue no final do mês de março, mas tiraremos um dia deste mês para continuar a apresentação das palestras.
Tivemos orientações de como realizar a entrevista tanto com o adolescente como com o pai ou responsável, no fim da pesquisa temos que aferir a pressão, pesar o adolescente e medir a circunferência da barriga. Começamos a pesquisa com os adolescentes do bairro Ouro Fino e Nova Conquista. Estou gostando, pois estou aprendendo a cada dia mais tanto sobre a unidade quanto a sua população usuária.


Última edição por Carla P. S. Silva em Ter Abr 26, 2011 3:42 am, editado 1 vez(es)

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Re: Relatório - Carla Patrícia

Mensagem  CarlaSales Ter Abr 26, 2011 3:41 am

Março/2011
Neste mês de março não foi feito outras atividades além da pesquisa com os adolescentes, pois o prazo para entregá-lo pronto é até o fim do mês de março.
Neste mês teve algumas dificuldades para realizá-la, tais como o de encontrar os adolescentes em casa durante o período vespertino, por conta deles (adolescentes) estarem em aula, ou por conta dos pais estarem trabalhando no mesmo período.
A pesquisa foi realizada com o auxílio das agentes comunitárias de saúde, elas nos auxiliaram no sentido de avisar as famílias antes da gente ir até as casas, caso não fosse encontrado nós pularíamos para o próximo adolescente da lista.
Neste mês também, tivemos também algumas interrupções por conta da pauta da privatização do SUS, onde no dia 01/04 foi organizado um fórum com a comunidade do bairro Ouro Fino e Serra Dourada, para discutir sobre o assunto e mobilizar a sociedade para que elas no dia que tivesse a audiência fossem até a Assembléia tentar evitar que fossem aprovadas as tais O.S. s.
Sem mais atividades para esse mês, realizamos com sucesso a pesquisa com os adolescentes, com todas as dificuldades descritas acima, para que no futuro nós conseguirmos esclarecer duvidas dos adolescentes sobre vários assuntos e para propor programas exclusivos para eles.

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Re: Relatório - Carla Patrícia

Mensagem  CarlaSales Ter maio 17, 2011 7:46 am

ABRIL/2011

Neste mês de abril de 2011, realizamos a tabulação dos dados da pesquisa sobre os adolescentes dos bairros Ouro Fino e Nova Conquista que na qual foi feita com muito sucesso, pois nos dividimos para realizar a tabulação com mais rapidez. Outra atividade realizada foi uma discussão entre mim, a petiana Adriani e o preceptor Waldecino, sobre a necessidade de se realizar o acolhimento dos pacientes da unidade, pesquisamos sobre o assunto para realizá-la, sendo assim o preceptor nos pediu que falasse sobre o acolhimento na reunião de equipe, para que eles também o fizessem. Nós petianos da UBS Ouro Fino estamos discutimos sobre qual tema que iremos abordar para escrever o artigo, por enquanto só sabemos que será sobre adolescente, para poder aproveitar os dados coletados da pesquisa.

Carla Patrícia Sales Silva
Serviço Social – UFMT
PET – Saúde Ouro Fino

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Re: Relatório - Carla Patrícia

Mensagem  CarlaSales Qua Jun 15, 2011 1:29 am

Maio/2011.


Este Relatório tem por finalidade mostrar as atividades exercidas durante o mês de Maio de 2011 dentro da UBS Ouro Fino.
Neste mês, eu juntamente com a petiana Adriani (Enfermagem) e o Preceptor Waldecino organizamos e apresentamos a Capacitação sobre o Acolhimento para os funcionários da UBS Ouro Fino. Esta teve uma aceitação muito boa pelos funcionários, foi feito uma roda de conversa onde cada um colocou suas experiências e vivências, sendo uma atividade bem dinâmica. Foi feito também um cartaz que tem como conteúdo o conceito de acolhimento, uma hipótese e a relação do acolhimento com a comunidade, ou seja, o que deve ser feito para integrar a comunidade nos serviços de saúde realizando o acolhimento.
Outra atividade exercida dentro da UBS Ouro Fino foi realizada com todos os petianos (medicina, enfermagem, serviço social e educação física) junto com os preceptores Waldecino e Luciana que foi a discussão sobre o tema que irá ser exposto no banner para o II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: A Interdisciplinaridade como Foco que será realizado nos dias 04 e 05 de julho de 2011 na Universidade Federal de Mato Grosso, o tema escolhido pela equipe foi a Oficina sobre Sexualidade, DST/HIV/AIDS, Hepatites e Tuberculose para a formação de multiplicadores na área de abrangência da UBS Ouro Fino/Nova Conquista em Cuiabá-MT.
Nós nos reunimos para a elaboração do resumo, o qual já está sendo concluído, para depois enviarmos para nossa tutora Maria Salete Ribeiro para ela fazer as devidas observações, observações estas que irão contribuir muito para nossa apresentação no Seminário de Integração do PET-Saúde/UFMT.



Carla Patrícia Sales Silva
Serviço Social – UFMT
PET – Saúde Ouro Fino

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Junho/2011

Mensagem  CarlaSales Sex Jul 22, 2011 8:40 am

Neste mês trabalhamos na construção de dois resumos para a exposição no II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: A Interdisciplinaridade como Foco que foi realizado nos dias 04 e 05 de julho de 2011 na Universidade Federal de Mato Grosso, os temas escolhidos pela equipe foi a Oficina sobre Sexualidade, DST/HIV/AIDS, Hepatites e Tuberculose para a formação de multiplicadores na área de abrangência da UBS Ouro Fino/Nova Conquista em Cuiabá-MT e A Participação Social e o Controle Social na ESF Ouro Fino/Nova Conquista em Cuiabá-MT. O seminário foi muito bem proveitoso para todos os petianos e para todos os profissionais envolvidos, pois dividimos as experiências dentre as várias ESF de Cuiabá e Várzea Grande, em conseqüência das discussões após as apresentações dos trabalhos.
Após a Construção dos resumos surgiu à possibilidade de redigir um artigo científico, que ao qual estamos na construção do mesmo, realizando várias reuniões para discutir as diversas idéias que surgiram sobre o assunto. Esperamos concluir este trabalho com sucesso.
Quanto ao acolhimento, assunto que foi abordado na última reunião de equipe da ESF Ouro Fino, nós continuamos exercendo essa atividade, fazendo o possível para contribuir com a comunidade em geral.




Carla Patrícia Sales Silva
Serviço Social – UFMT
PET – Saúde Ouro Fino

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Julho/2011

Mensagem  CarlaSales Qua Set 28, 2011 10:06 pm

Este Relatório tem por finalidade mostrar as atividades realizadas durante o mês de Julho de 2011 dentro da UBS Ouro Fino.
Neste mês trabalhamos na construção do artigo científico para possível publicação na revista Gestão e Saúde da UNB. Realizamos várias reuniões para definir o tema, para a própria elaboração do mesmo, o assunto abordado foi os Fatores Condicionantes da Prática de atividade física na adolescência na área de abrangência da ESF Ouro Fino/ Nova Conquista.
Foi um trabalho árduo, mas com muito sucesso no final, graças a nossa tutora, aos meus amigos petianos e aos nossos preceptores. Trabalho esse que irá contribuir muito para minha futura carreira profissional.
Após a escrita do artigo científico, nós continuamos com as atividades normais, como o acolhimento que irá contribuir muito tanto com a unidade quanto com a comunidade em geral.
Agora eu e a colega petiana Adriani vamos trabalhar no aprimoramento e participação da comunidade no Conselho Gestor através de alguns lembretes que iremos elaborar para que a população participe mais das reuniões falando sobre seus problemas, tirando suas dúvidas, tudo isso para que este conselho seja melhor reconhecido e mais atuante na comunidade.




Carla Patrícia Sales Silva
Serviço Social – UFMT
PET – Saúde Ouro Fino

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Agosto/2011

Mensagem  CarlaSales Qua Set 28, 2011 10:08 pm

Este Relatório tem por finalidade mostrar as atividades realizadas durante o mês de Agosto de 2011 dentro da UBS Ouro Fino.
Neste mês nós petianos damos continuidade as atividades começadas anteriormente como a melhora da participação no Conselho Gestor e a organização de outra oficina de multiplicadores em vários assuntos nos bairros Nova Conquista e Ouro fino para o mês de setembro destinado aos adolescentes dos respectivos bairros.
Nós construímos um cronograma de atendimento da ESF Ouro Fino/Nova Conquista, como foi sugerido pelo preceptor Waldecino, informando sobre os horários da médica e do enfermeiro da unidade. Este cronograma é pra ser entregue de casa em casa para que facilite tanto o atendimento de consultas quanto o próprio paciente saber o horário que deve ir para não perder viagem.
Houve também duas reuniões do Conselho Gestor para definir o local que será construído a Nova Unidade, já que esta irá sair do local de onde está. O petiano Lair construiu um mapa da área de abrangência da nossa unidade para facilitar o entendimento de onde irá ficar a nova localização, para que os presentes nas reuniões entendesse melhor o que estava acontecendo.
Concluo que as atividades realizadas pelo PET Saúde na ESF Ouro fino/ Nova Conquista está de parabéns, pois avançamos muito nas produções científicas e nas atividades que exigem coletividade de todos da equipe, que no qual irá contribuir muito para nossa careira profissional.




Carla Patrícia Sales Silva
Serviço Social – UFMT
PET – Saúde Ouro Fino

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Setembro/2011

Mensagem  CarlaSales Seg Nov 21, 2011 8:21 pm

Este Relatório tem por finalidade mostrar as atividades realizadas durante o mês de Setembro de 2011 dentro da UBS Ouro Fino.
Neste mês nós trabalhamos na organização da II Oficina de Multiplicadores em Sexualidade/Contracepção/DST/HIV/AIDS/Hepatites/Tuberculose/Dengue/ECA nos Centros Comunitários dos bairros Nova Conquista e Ouro Fino, oficina essa destinadas aos adolescentes dos respectivos bairros. Cada integrante do PET ficou com um tema para explicar, para que todos participassem das apresentações. E os preceptores, Waldecino e Luciana, enfermeiro e médica da unidade, respectivamente, e as Agentes Comunitárias de Saúde ficaram com a divulgação da Oficina.
A organização das apresentações ficaram da seguinte maneira: Eu (Serviço Social) fiquei com a explanação sobre o ECA, a Adriani (Enfermagem) ficou a exposição sobre sexualidade e DST/HIV/AIDS, o Lair (Medicina) ficou com Contracepção e Hepatites, o Henrique (interno de Medicina na unidade) ficou com Tuberculose e Dengue, e a Idayane (Educação Física) ficou com a dinâmica no começo das apresentações como por exemplo o Nó Humano, que foi bem recebido pelos adolescentes que gostaram muito.
No bairro Nova Conquista aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro de 2011, já no Ouro Fino foi nos dias 28 e 29 de setembro. Na minha opinião os jovens que participaram gostaram dos temas abordados, participando bastante durante as explicações e das dinâmicas abordadas ao final de cada apresentação. E pra mim que fui uma facilitadora, digamos assim, fiquei muito realizada pois consegui passar a informação, assim como meus colegas também conseguiram, de modo que eles absorvessem uma boa parte de tudo que foi falado.
Espero que eles agora passem pra frente tudo o que aprenderam, e também façam uso dos métodos de contracepção (usando CAMISINHA SEMPRE !) para evitar doenças e até a gravidez indesejada, pois a Oficina é de Multiplicadores.
Concluindo, esta oficina foi um sucesso porque todos se comprometeram, tanto nós acadêmicos quanto os profissionais da unidade, a divulgar e apresentar. Gostei muito de participar porque foi um grande aprendizado que ficará na minha história, já que ainda não tinha feito algo parecido, e também porque pude compartilhar com outras pessoas algo que também aprendi, fui também uma multiplicadora de informações. No mês de outubro terá outra parte da oficina, agora na Escola Ulisses Guimarães, no bairro Ouro Fino, para as turmas de 7ª e 8ª série.

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Outubro/2011

Mensagem  CarlaSales Qui Fev 16, 2012 3:17 am

Este Relatório tem por finalidade mostrar as atividades realizadas durante o mês de Outubro de 2011 dentro da UBS Ouro Fino.
Neste mês nós trabalhamos na continuação da última parte da II Oficina de Multiplicadores em Sexualidade, Contracepção, DST/HIV/AIDS, Hepatites, Tuberculose, Dengue e o ECA agora na Escola Ulisses Guimarães, no bairro Ouro Fino, para as turmas de 7ª e 8ª séries.
Foi realizada nos dias 05 e 06 de outubro para a turma da 7ª série e nos dias 17 e 18, para a 8ª série. Tanto uma série quanto a outra participaram efetivamente dos debates, mostraram-se interessados e curiosos.
Nestas apresentações, nós percebemos que nossa abordagem para os adolescentes devia ser bastante interessantes, isso porque muitos dos temas abordados, eles diziam que já conheciam, que na verdade não era o que acontecia, onde muita das coisas faladas eles ficaram impresionados. Foram feitas dinâmicas para fixar o conteudo abordado, dinâmicas essas que deixaram os alunos a vontade para questionarem e também falar sobre algumas experiências que tiveram ou outras pessoas que conhecem.
Outro assunto que foi discutido foi à possibilidade de fazer uma ofina parecida com essa que fizemos voltando o tema para os idosos dos bairros Ouro Fino e Nova Conquista, mas não tem nada certo ainda.
Concluindo, estou completamente satisfeita com as atividades realizadas por esta unidade, pois é um trabalho de equipe mesmo, onde todos se comprometem e participam fazendo o trabalho acontecer com sucesso. Tudo aqui realizado foi um grande aprendizado pra mim e para minha futura profissão, já que futuramente estarei no campo de atuação.






Carla Patrícia Sales Silva
Serviço Social – UFMT
PET – Saúde Ouro Fino

CarlaSales

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/04/2011
Idade : 35
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Relatório - Carla Patrícia Empty Re: Relatório - Carla Patrícia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos